NOS Escola

Unindo alimentação à saúde, bem-estar e até espiritualidade, a NOS Escola desde 2007 se destaca como a primeira escola de saúde integral do Brasil. O projeto é da chef de cozinha Anna Elisa de Castro, após um período nos Estados Unidos, onde se especializou em Natural Gourmet e Institute for Integrative Nutrition. Ao retornar ao Brasil, quis implementar aqui, de forma prática, um espaço de conhecimento em Saúde Integral. A escola deu tão certo que em 2018 ampliou seu alcance para Portugal.

O nome da escola já explica bem a proposta da chef: Natural, Orgânico e Saudável. Mas para além da gastronomia, os três termos se aplicam a todas as áreas da vida humana. A proposta da Saúde Integral é justamente a de compreender a saúde como resultado do equilíbrio total entre nossa mente, corpo e os hábitos do nosso dia a dia.

NOS Escola: natural, orgânico e saudável

Uma alimentação balanceada, com ingredientes orgânicos, livre de toxinas e produzidos de forma responsável ao meio ambiente é um dos pilares dessa pirâmide, que implica também em cuidar do próprio corpo através de atividades físicas, nutrir bons relacionamentos interpessoais, alinhar a própria espiritualidade, os laços afetivos, e tudo o que for necessário para o pleno bem-estar.

“Nossa missão é ser fonte de conhecimento e transformar indivíduos em células propagadoras, conscientes de um estilo de vida saudável.”

Alcançar este equilíbrio é a busca de muita gente, e a NOS Escola surge pioneira para mostrar que este é um caminho possível. Pensando nisso, o projeto oferece algumas modalidades de aprendizado. O curso base tem duração de 10 fins de semana, separados em 10 meses, com aulas teóricas e práticas, sempre aos sábados e domingos, de 8h30 às 18h30. São 40 alunos por turma, que recebem kit personalizado com todo o material e alimentação vegana (livre de ingredientes de origem animal) inclusa. São duas as certificações possíveis. A primeira, destinada a todos os que concluírem o curso, é de Chef Saudável. Com 1 final de semana extra, é possível obter o certificado em Health Coach, após aulas sobre ética e metodologias de coaching.

O curso tem sede no Rio de Janeiro (próximo à estação Glória do metrô, no bairro de mesmo nome), mas os encontros ocorrem apenas aos finais de semana para que alunos de todo o Brasil possam se deslocar à cidade. As aulas abordam temas como Alimentação e Culinária (refletir a importância da alimentação natural, rica, saudável e equilibrada, valorizando sempre os produtos orgânicos, integrais, puros e limpos), alimentação alternativa (Ayurvédica, Taoísta, macrobiótica, detox, entre outros), a importância de um estilo de vida equilibrado, técnicas de conexão com a própria essência através da yoga e outras técnicas e terapias, além de também abordar a nossa relação com as metas que impomos para nossa vida e a relação entre nutrição e saúde.

Os maus hábitos adotados ao longo dos anos tem deixado a população doente. Criou-se uma geração ansiosa, acelerada e que se estressa com facilidade. Infelizmente, grande parte das pessoas ignora os sinais de desgaste que o corpo apresenta. Mudar a própria realidade e adotar uma nova postura em relação vida é também escolher um futuro com mais saúde e bem-estar.

Desdobramentos da NOS Escola

O curso base do NOS Escola é o principal pois aborda todas as temáticas que estruturam a saúde integral que o projeto promove, mas outros produtos desdobram esse conhecimento. É o caso do Raw, curso de gastronomia crua liderado pelas professoras Inês Branconnot e Cynthia Brant, ambas formadas pela mesma Matthew Kenney Academy, na Califórnia, Estados Unidos. Ambas são chefs de Raw Food e especializadas em culinária vegana e também vegetariana. O primeiro módulo do Raw tem duração de um semestre, e aborda conteúdos básicos como o panorama e histórico da gastronomia cria, apuro do olfato e paladar e equipamentos e suas utilidades, além de técnicas básicas como liquefação, desidratação, germinação, fermentação, marinados, espumas, entre outros. Já o segundo módulo, com duração de mais um semestre e exclusivo para os concluintes da primeira etapa, aborda técnicas avançadas, além de confeitaria, defumação, administração de cozinha, harmonização e empratamento. Veja todos os detalhes.

A escola também organiza o NOS Para Pequenos, uma adaptação do curso adulto da NOS pensada apenas para o público infantil (NOS Escolinha) e adolescente (É NOS).

O primeiro módulo do NOS Escolinhas divide-se em turmas de 5 a 7 e de 8 a 11 anos. As aulas, diferente do curso base, ocorre em dias semanais e horários reduzidos. Às segundas, de 8h30 às 11h30. Já a turma de terça-feira tem aulas de 16h30 às 19h15. São mais de 30 aulas que levam para os pequenos técnicas de culinária, yoga, confeitaria, cultivo de ervas, musicoterapia, postura corporal, dermatologia natural e até reciclagem, dentre muitas outras. O segundo módulo do curso inclui fermentação, astrologia, fisiologia, administração de conflitos, saúde, expressão e consciência, entre outros.

A modalidade do É NOS recebe jovens de 12 a 16 anos. Inclui todos os conhecimentos citados na Escolinha, além de incluir aula de gastronomia crua, temperos, ciclo de vida saudável, comida e desperdícios, brotos e flores, culinária vegana, entre outros. São 2 horas e 30 minutos de aula, sempre às quartas-feiras. O módulo tem duração total de 4 meses. Em todas essas modalidades o Kit do Aluno inclui utensílios básicos de cozinha, faca especial para crianças, avental, bolsa, bandana, material didático e alimentação vegana e vegetariana.

“Eu acredito que ao mudar pequenos hábitos individuais, nós podemos juntos mudar o coletivo. Em todo lugar, observo que as pessoas querem e precisam falar sobre saúde. Você pode mudar a sua saúde como indivíduo e virar uma célula multiplicadora, ajudando e transformando outros à sua volta.”

Em Portugal, o curso chegou em setembro de 2018 com a mesma funcionalidade do curso brasileiro: 10 finais de semana (fevereiro a novembro) e turmas de 44 pessoas que entrarão em contato com os pilares do curso base: alimentação saudável, atividade física, profissão, relações e espiritualidade. O curso chegou à Europa tamanha a demanda recebida pelas redes sociais, sendo instalada uma sede da NOS na região da Grande Lisboa. Conheça a NOS Portugal.

A NOS é mais do que uma escola de culinária, mas um projeto multidisciplinar que envolve mais de 50 profissionais, entre dois países, para pensar a importância de cuidar do ser humano na completude de sua humanidade, com saúde, consciência ambiental, alimentação orgânica, autoconhecimento e equilíbrio mental. Todas as modalidades dos cursos estão com turmas confirmadas para 2019, o projeto lança ainda a segunda edição do NOS Pós, um curso intensivo de 7 dias com aulas de chocolate, chá, aproveitamento dos alimentos, pães, flores, café, fotografia gastronômica, barra de access, reiki, dança circular e muitas outras atividades. Confira aqui.

No Rio de Janeiro, a NOS ocupa uma casa amarela da Villa Aymoré, na Ladeira da Glória, 26. Em Portugal, a sede fica na Av. Salvador Allende, 16B, cidade de Caxias. Acesse todas as informações referente a inscrições e valores no site oficial.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux