O Bagaço da Laranja é Nobre

bagaço da laranja

No Brasil, cerca de 80% da produção de laranja é destinada à extração e produção de suco de laranja industrializado. E o bagaço? Vai para o lixo! É um desperdício. Quase não se come laranja. Bebe-se laranja!

O bagaço representa 50% da fruta que jogamos fora, e nossa produção gira em torno de 19 milhões de toneladas (mais de 30% da produção mundial). Recente pesquisa realizada na Unicamp pela engenheira de alimentos Joyce Grazielle Siqueira Silva, mostra que 100 gramas do bagaço de frutas cítricas, principalmente da laranja e do limão, contém doses significativas de cálcio, ferro e magnésio. Esta pesquisa aponta para um novo caminho: o uso do bagaço destas frutas para a preparação de bolos, biscoitos, sorvetes e outras receitas culinárias.

Reaproveitando o bagaço da laranja

O processo caseiro desta utilização é deixar secar o bagaço e depois triturá-lo para que adquira aspecto de uma farinha. A farinha de cítricos ainda não está disponível em supermercados, mas poderá em breve ser mais uma opção na alimentação funcional. Além dos nutrientes minerais, o bagaço contribui para manter a glicose e o colesterol dentro da referência da normalidade. E ainda: reduz a sensação de fome.

Há algumas décadas era comum, após as refeições, ver cascas de laranja sobre a mesa. A laranja, de forma habitual, foi sobremesa em vários lares. Os mais velhos descascavam as laranjas para as crianças comerem. Ela tem a particularidade de tirar o gosto da comida na boca, encerrando a refeição com frescor.  Mas com o corre-corre da vida, a laranja virou suco, e para grande parte da população: suco de caixinha. Comer uma laranja com seu bagaço favorece a digestão, mas beber seu suco durante a refeição atrapalha todo o processo digestivo, podendo gerar fermentações (gases) e azia.

O bagaço da laranja, devido suas fibras, auxilia no funcionamento regular do intestino. É fonte de pectina que auxilia na redução do colesterol e reduz a absorção de glicose para o sangue. Pectina, pela sua ação como um laxante de volume, ajuda a proteger a membrana mucosa do cólon, diminuindo o tempo de exposição a substâncias tóxicas e cancerígenas no intestino.

Fonte de vitamina C, a laranja também contém uma variedade de fitoquímicos como a hesperetina, naringina e naringenina que agem como anti-oxidantes, sequestrantes de radicais livres, anti-inflamatórios e moduladores do sistema imunitário.

 

SO BAGS LARANJA - CONSERVADOR DE ALIMENTOS

SO BAGS LARANJA – CONSERVADOR DE ALIMENTOS

Comprar

2 Comments

2 Comments

  1. Neuber Leone says:

    Nossa q maravilha de aprendizado, realmente eu tinha esse costume na infância até a adolescência de comer uma laranja depois das refeições isso não faltava na minha casa porém com o tempo esse costume foi se acabando aos poucos, com o corre corre da vida e o tempo limitado dos intervalos para as refeições.
    Mas depois de ler essa pesquisa vou começar a colocar novamente a laranja no meu dia á dia.
    Muito obrigado Glória e toda sua equipe que tem trago informações tão importantes para nossa vida. Amo vcs 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux