O Caminho de Santiago de Compostela

Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago de Compostela era um percurso percorrido por peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontrava na catedral de Santiago de Compostela. Com mais de 11 séculos de existência, ele tem mais de 700 quilômetros de extensão (cruza toda a Espanha) e é frequentado por milhares de andarilhos, muitos deles brasileiros, hoje em dia.

Misticismo? Busca religiosa? Esses podem ser alguns dos motivos, mas não os únicos. Entre os andarilhos que por lá se aventuram, há de tudo: desportistas, turistas, esotéricos, devotos e pessoas de todas as idades e nacionalidades. A única certeza é que a experiência será um grande encontro consigo mesmo!

A peregrinação em Santiago de Compostela

Existem três formas reconhecidas pela Igreja de se realizar uma peregrinação: A pé, a cavalo ou de bicicleta. A cada ano, cerca de 40 mil peregrinos percorrem as rotas que levam a Compostela. Embora não exista um ponto de partida definido, a maioria acaba escolhendo pontos próximos à fronteira francesa (Saint-Jean-Pied-de-Port, Roncesvalles ou Somport). Todos esses trajetos resultam no mesmo ponto: pouco depois da cidade espanhola de Puente La Reina, formando um único caminho até a cidade de Santiago.

No Brasil, o escritor Paulo Coelho lançou o livro “O Diário de um Mago”, em que conta suas experiências no caminho. Este fato tornou a rota Jacobeba famosa no país. A partir daí, cada vez mais brasileiros passaram a buscar essa intensa experiência. Essa busca, cada vez maior, levou Daniel Tiisel a criar a Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, com sede em São Paulo, em 1995. Esta Organização, reconhecida oficialmente pelo governo da Galiza (Galícia em espanhol), realiza palestras semanais, encontros periódicos e caminhadas preparatórias para os que desejam visitar Santiago de Compostela e realizar a peregrinação.

Melhor época para fazer a caminhada

Normalmente, as épocas mais indicadas para se iniciar a jornada são do final de abril até inicio de junho, ou do meio de setembro até o inicio de outubro, pois se trata da primavera e outono europeus. O segredo é tentar escapar dos extremos, no caso o inverno que é sempre rigoroso, pois a maioria dos albergues ficam fechados, enquanto que no verão cálido as rotas são mais movimentadas e os albergues beiram a lotação!

Esta é uma viagem que vai além de uma mera caminhada: percorrer o Caminho de Santiago é uma maratona espiritual transformadora! Mas fiquem atentos: a caminhada é longa e exaustiva, portanto, prepare-se de maneira adequada e não ultrapasse os limites de seu corpo!

 

Ímã Tiradentes de Jorge Sato - Compota

Ímã Tiradentes de Jorge Sato – Compota

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux