O Movimento Abravanista

movimento abravanista

Explosões de cores, uma ironia sobre o que o bom senso diz que é de “mau gosto”, oitentismos e noventismos, um bom humor glamouroso que acredita que “mais é mais ainda”, um maximalismo generoso em gestos, elementos e atitudes. É assim que podemos definir – ou tentar, pelo menos – o movimento abravanista. Um movimento libertário e que, para quem conhece, já percebe um universo estético cheio de cores, especialmente as em Neon.

O movimento abravanista, ou abravana, vem colorindo, espalhando brilho, amor e liberdade no mundo da arte, moda e música. Além da ideologia romântica, o movimento difunde uma estética totalmente tropical, misturando cores flúor e metálicas em formas geométricas em roupas, makes e sapatos.

O Abravanation lembra uma mistura entre o Tropicalismo, o excesso de informação do Barroco e o glamour contemporâneo. Sua marca registrada é a irreverência, representada por moda ousada, cores psicodélicas e/ou metálicas nas maquiagens e vestimentas, e também pela música com misturas que vão do sintético ao tropical. Criatividade e bom humor são as melhores definições para esse estilo!

Alguns nomes do Movimento Abravanista

Muitos nomes importantes do universo fashionista fazem parte desse movimento abravanista, como o estilista Dudu Bertholini, Eli Sudbrack, e Rick Castro.

 

Rick Castro

Rick Castro foi um dos criadores do abravanismo. Dentro da lista dos seus incríveis trabalhos e colaborações, destacamos as estampas para a marca Amapô, marca que preza pelo feito à mão, pela coletividade e se preocupa com a ressignificação de gênero. Além disso, Rick e seu clã abravanista também esbanjaram o festival de brilho no clipe “Sapato Azul” da cantora Cibelle.

 

Eli Sudbrack

Ligado à galeria Peres Projects de Los Angeles e Berlim, Eli Sudbrack  é um artista visual brasileiro que vive há anos em Nova Iorque. Tem colaborado ostensivamente com outros artistas, como Delia Gonzales e Gavin Russom, a dupla mexicana Los Super Elegantes, ou a brasileira Tetine. É líder do AVAF (Assume Vivid Astro Focus), grupo de artistas que desenvolve projetos multimídia com desenhos, projeções, música, instalações e performances. Sudbrack identificou em Rick Castro um potencial colaborador para o seu grupo, desenvolvendo uma parceria que rendeu uma exposição em Nova York e também na 28ª Bienal de São Paulo.

 

Dudu Bertholini

Extravagante, autêntico e dono de um estilo sem igual, o estilista Dudu Bertholini é um verdadeiro ícone da moda brasileira, com um talento único que transforma qualquer tecido em uma verdadeira obra de arte. Dudu é inspirado pela vasta beleza natural brasileira, por cada pedacinho do país e das pessoas – e como elas se mostram ao mundo. Por isso, em suas criações tanto como estilista, stylist ou em qualquer outro âmbito, sempre demonstrarão uma alma tropical e muita brasilidade. Não é surpresa que ele já tenha trabalhado como stylist para as grifes Triton, Carlota Joakina e Colcci e produziu inúmeros editoriais de moda para as revistas Vogue Brasil, Elle Brasil e a inglesa I-D. Atualmente, Dudu participa do programa Amor & Sexo, apresentado por Fernanda Lima, na Rede Globo, e ministra diversas palestras e workshops em todo o Brasil.

 

O que podemos aprender com esses artistas incríveis, bem como o movimento abravanista, é que quanto mais cores, brilhos e personalidade, melhor! Por isso, aventure-se pelo universo hippie, pegue aquelas peças, supostamente, fora de moda, customize-as com lantejoulas, penugens (artificiais e confeccionadas de maneira sustentável) e cores bem fortes. Abravane-se!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux