Multivitaminas e os perigos de consumí-las

Perigos das multivitaminas

Que atire o primeiro comprimido quem nunca se automedicou ou encheu o armário com multivitaminas em busca de uma “saúde ideal”. Pensar que não conseguimos suprir as necessidades do nosso organismo com alimentação é uma linha de pensamento super comum e faz com que muitos caiam nesse hábito de comprar vitaminas, o que na verdade só faz sentido nas propagandas.

Antes de mais nada, precisamos entender que se o corpo já recebeu suas vitaminas diárias através da alimentação, ele não precisa de mais nada. Como tudo nessa vida, o equilíbrio é essencial e não precisamos de excessos, mesmo quando estamos falando de nutrientes bons e saudáveis.

Um exemplo prático disso é quando um cabelo saudável recebe um tratamento com queratina. O resultado será totalmente o oposto do esperado: um cabelo duro e pesado. Isso ocorre porque o cabelo não está precisando deste nutriente e talvez só esteja precisando de um pouco de hidratação.

Com o restante do nosso corpo não é diferente. Se o corpo recebe além do que precisa, o excesso sai pela culatra e se manifesta através de uma doença ou um problema futuro. Se você se alimenta de frutas, legumes e cereais, é bem provável que você já possua seus suplementos diários.

Além disso, mesmo que você não coma tantas frutas e legumes, é provável que você receba alguns nutrientes em alimentos processados, que apesar de não serem ideais, costumam ser fortificados com vitaminas e minerais.

Riscos e consequências do excesso de multivitaminas

Se sua alimentação é completa e ainda assim você ingere suplementos, é provável que esteja atingindo níveis elevados de vitamina e corre o risco de ter uma overdose desses nutrientes, causando problemas de saúde que vão desde distúrbios intestinais até outras doenças mais graves.

Mesmo que você esteja consumindo de forma “correta”, sendo o suplemento receitado por médicos, esta prática pode acabar disfarçando problemas sérios. Nosso organismo é uma máquina que funciona e possui uma lógica. Ela avisa quando há algo de errado através dos sintomas e te ajuda a identificar o que está faltando através do paladar e das sensações. Portanto, se você logo no começo já entra com o uso de um medicamento, você mascara tudo e deixa de identificar a raiz do problema real.

E para quem pensa que pode substituir os alimentos pelos suplementos, cuidado, pois dessa forma você estará perdendo substâncias importantíssimas que só existem nas frutas e legumes, como antioxidantes e fitonutrientes, por exemplo.

Alimentar-se bem, comer um pouco de cada coisa e manter-se ativo são a chave para uma vida mais saudável e cheia de atitude!

Avental Preto Mix de Estampas - Rede Asta

Avental Preto Mix de Estampas – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux