O que está por trás do presente

O que está por trás do presente

Vitrines cheias de atrativos, coloridas, com artigos que variam desde os mais simples até os mais sofisticados, a fim de agradar qualquer consumidor. Parece que, nos últimos tempos, o ato de presentear alguém está muito mais centrado no consumo pelo consumo do que no verdadeiro significado do presente.

Isso tudo fica ainda mais exacerbado quando chega o fim do ano. Confraternizações, amigos secretos, presentes de Natal… Se não refletimos sobre aquilo que iremos dar como presente, é possível que ele se torne algo impressionante, mas sem um significado verdadeiro.

Mas como podemos ter a certeza de que o presente que estamos dando irá significar algo para a pessoa que o receber? Qualquer que seja o presente, o que fará diferença é o que está por trás do bem material: o quanto você teve que pensar sobre ele, quanto de si mesmo colocou nele, ou que tipo de sacrifício ele representa.

Isso fica ainda mais profundo quando pensamos em todas as pessoas que gostariam, mas não poderão receber algo neste Natal, por exemplo. Crianças, idosos, pessoas carentes… porque não colocar um pouco da sua essência e presentear quem precisa?

Seja arrecadando brinquedos para serem doados em instituições que abrigam menores, ofertando agasalhos e alimentos para pessoas necessitadas nas ruas das cidades, respondendo cartinhas de crianças carentes que ficam nos correios, são atitudes simples e cheias de compaixão.

Há quem afirme que dar um presente faz mais bem para quem dá do que para quem recebe. Mas independentemente disso, presentear faz parte da interação e evolução humana ajudando a definir e solidificar relacionamentos.

O que pensar quando escolher um presente

Na hora de escolher um presente para alguém, antes de mais nada, temos que pensar em sentir orgulho do que escolhermos. Não comprar alguma coisa só por estar em promoção ou por ser o item mais caro da loja. Se esforce, seja cuidadoso e tenha consideração na hora de escolher ou criar o presente. Fazer o presente você mesmo é uma boa opção também e é “um pedaço de você”, então sinta-se livre para fazer isso!

Outra coisa importante é procurar por coisas que o presenteado não pensaria em comprar – como um sapato que você o ouviu dizendo que não poderia pagar, uma visita a um spa para relaxar, ou uma comida nova que ele nunca experimentou, etc. Outra excelente ideia é escolher presentes que sejam, de certa maneira, únicos e poderosos em sua mensagem.

Por exemplo, comprar produtos artesanais: joias feitas à mão, bolsas, carteiras e roupas de produtores locais ao invés das grandes marcas de fast fashion (que são um perigo, como já dissemos), e produtos que de maneira geral são produzidos com carinho e consciência são ótimas opções para se dar a alguém. Isto porque você passa uma mensagem de consciência não só com o outro, mas também com o mundo em que vive.

Isso por si só já demonstra que, além de escolher algo que você sabe que a pessoa presenteada vai gostar, você também tomou cuidado para escolher algo que carregasse uma filosofia de vida em sua produção. Não é lindo?

Dar um presente é a arte de reconhecer através desse ato o valor de uma pessoa na sua vida. Por isso, escolha com carinho e presenteie com amor!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux