O Quintal Orgânico Itinerante

Quintal orgânico itinerante

Respeitar e entender o ciclo da natureza é uma atitude que se faz cada vez mais necessária em nosso cotidiano. Por isso, é importante procurarmos incluir em nossa rotina hábitos sustentavelmente mais saudáveis. Para muitos a ideia parece um pouco distante, seja pela acessibilidade a produtos do bem, como os orgânicos, ou pela dificuldade de plantar em suas casas os seus próprios alimentos. Por isso, o Quintal Orgânico Itinerante separou algumas dicas muito práticas e super interessantes!

A horta em espiral apresentada no Quintal Orgânico Itinerante

Para quem deseja ter em casa a sua própria horta, por exemplo, uma dica especial é a da horta em espiral. Até porque, em tempos que prezam por uma alimentação mais orgânica e com menos itens industrializados, ter uma horta em casa é uma opção simples e barata. Melhor ainda quando ela obedece a parâmetros naturais em sua própria estrutura. Este é o conceito da horta em espiral, que o Quintal Orgânico Itinerante construiu como um canteiro de ervas. E ficou super lindo!

Essa é uma técnica da Permacultura muito interessante, eficiente e bonita! Isto porque permite a formação de diferentes microclimas, proporcionando o cultivo de plantas diferentes no mesmo local. Além disso, é bastante eficiente, porque seu formato espiralado e sua posição em relação ao sol garantem o uso de menor quantidade de água para permanece úmido.

Além de ficar bonito, facilitar a colheita e economizar espaço no quintal, o formato em “caracol” permite que várias espécies possam crescer num mesmo lugar, até mesmo aquelas que precisam de diferentes condições de cultivo. Plantas que gostam de mais sol e menos água, como o alecrim, ficam na parte central e mais alta da espiral e, de quebra, fazem sombra para ervas que necessitam de solo mais úmido e que são mais sensíveis ao calor, como a salsinha. Assim, fica fácil ter temperos fresquinhos sempre ao alcance da mão.

Outra dica eficiente é plantar no entorno da espiral de ervas o boldo (Plectranthus ornatus), pois esta planta ajuda a afastar cães e gatos, evitando que os pets possam estragar a horta, mas sem nenhum risco aos animais. Ele também ajuda a manter longe alguns insetos como pernilongos, baratas e formigas.

Na página do Quintal Orgânico Itinerante você encontra várias outras dicas, sobre práticas ecológicas da compostagem, do plantio saudável de plantas comestíveis, medicinais, ornamentais, da reutilização de materiais descartados, da incorporação de uma alimentação saudável, da arte e educação ambiental, entre outras. Acesse e descubra!

 

 

ENCAUCHADOS DA AMAZÔNIA - FOLHA APUI

ENCAUCHADOS DA AMAZÔNIA – FOLHA APUI

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux