Ocupação Nise da Silveira no Itaú Cultural em São Paulo

Ocupação Nise da Silveira

­A Ocupação Nise da Silveira é uma bela viagem pela vida da Doutora Nise (1905-1999), mulher revolucionária e tão importante em nossa história. Ela foi uma das principais cientistas brasileiras, tendo sido uma alquimista da psique que redefiniu os caminhos da medicina, filosofia e arte.

A 37ª edição do programa Ocupação homenageia a psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999), pioneira na renovação das estruturas do tratamento da saúde mental. Com a curadoria de Luiz Carlos Mello (diretor do MII) e da equipe do instituto, a exposição fica em cartaz entre os dias 25 de novembro de 2017 e 28 de janeiro de 2018, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

O programa homenageia a trajetória da psiquiatra, apresentando os métodos, as referências e os principais conceitos mobilizados por Nise: o afeto como disparador da cura, os animais como terapeutas, o contato com os materiais como aprendizado fundamental, dentre outras coisas. A mostra conta com obras do Museu de Imagens do Inconsciente, criado por Nise, além de documentos e entrevistas com pessoas próximas à sua obra.

Os materiais pessoais da doutora Nise da Silveira, nunca antes expostos de forma tão ampla, contam a história de sua família e de sua vida. Desde sua prisão, passando por sua relação com o médico e pensador Carl Gustav Jung (1875-1961), a terapia por meio das artes, o mergulho no inconsciente e o psiquismo (sua forma particular de trabalhar a ciência).

Conhecendo mais sobre o trabalho de Nise da Silveira

Durante todo o período da exibição da mostra, a Ocupação Nise da Silveira reserva, no piso térreo do Itaú Cultural, um espaço onde o público pode fazer experimentações livres em desenho — uma das técnicas adotadas pela médica em suas terapias.

A exposição é permeada de registros audiovisuais e sonoros, evocando a presença de Nise da Silveira e de seus pares. Explorando os símbolos e as palavras, a mostra provoca os visitantes a olhar outra vez para o que nossa sociedade tacha de louco, olhar para si e reconhecer que somos todos iguais. Imperdível!

A visitação e o Ateliê Vivo estão abertos para visitação de terça a sexta 9h às 20h (permanência até as 20h30); sábado, domingo e feriado 11h às 20h. No piso térreo e piso 1 do Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, São Paulo / SP) até 28 de janeiro. A entrada é gratuita!

Para conhecer mais sobre a vida e o trabalho da Dra. Nise, além da exposição, que tal assistir ao filme estrelado por Gloria Pires? “Nise- O Coração da Loucura” conquistou diversos prêmios, como o de melhor filme e a melhor atriz (para Gloria) no Festival de Tóquio; o melhor longa de ficção pelo Júri Popular no Festival de Cinema Latino de Epernay, na França; e o melhor filme e prêmio da audiência no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Confira!

Livro 40 Anos de Gloria - Autografado

Livro 40 Anos de Gloria – Autografado

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux