Olhares sobre a felicidade

Felicidade

“A felicidade aparece para aqueles que choram, para aqueles que se machucam, para aqueles que buscam e tentam sempre”, já declamou Clarice Lispector sobre como a felicidade está aí, inerente à vida.  A todos nós a felicidade é dedicada, ainda que não seja o significado automático da vida perfeita.

A vida é inconstante e o “ser feliz” está em cada conquista e também na dificuldade, como bem disse Clarice. “A tristeza não tem fim, a felicidade sim”, também disse Vinicius de Moraes. Viver é doer porque ninguém aprende se não viver, então o que seria a vida se não os erros das tentativas? Todos passamos por dificuldades ao longo do trajeto, mas tudo contribui para nosso crescimento e como bem disseram ambos os poetas. E a prosperidade de ser feliz permeia todas essas etapas, boas ou ruins.

No filme “Em Busca da Felicidade” (trailer aqui) , dirigido por Gabriele Muccino, Will Smith interpreta o pai que em meio a todas as adversidades da vida, se supera a cada manhã por amor ao filho que precisa de seus cuidados.

A capacidade de ser feliz em plenitude parece cada vez mais longe, quando na verdade é nas provas singelas de união e amor entre os dois personagens que ela aparece mais pura. Assim não foi com o inesquecível “A Vida é Bela” (trailer aqui)?

Nos cenários mais horrendos da história, o filme de Roberto Benigni mostra um pai que doa-se inteiramente ao filho, buscando dar a ele o mínimo em meio a tanto caos: um pouco de alegria. Mas em meio a tanta dor que parece sempre acompanhar os momentos mais felizes, o documentário pergunta “Você é Feliz?” (trailer aqui).

Sob direção de Roko Belic, a pergunta que dá nome ao filme se mostra uma enorme viagem do mundo. Mas o que é essa felicidade que todos estão em busca?

Buscando a nossa felicidade

A grande verdade é que hoje, no Dia Internacional da Felicidade, ainda buscamos essa resposta. Não há segredo para a ser feliz de maneira completa, assim como não há uma fórmula perfeita para isto. Isso porque na diversidade da vida, o que ela significa não poderia ser mais diverso também.

São tantos olhares, que a felicidade é o que é a partir de cada um. Todos temos nossas histórias, dificuldades assim como privilégios, e definir um sentimento tão etéreo seria na verdade reduzir. Seu Jorge vai cantar que felicidade é “saber de verdade que a gente sente saudade quando não consegue se ver”, ao mesmo tempo que também pode ser “colar no show do Caetano e cantar Odara até o dia raiar” (ouça). Felicidade do amor a dois? De um bom som? São muitas as felicidades no fim. A voz suave de Marcelo Jeneci resume bem: “Felicidade é só questão de ser”.

O Dia Internacional da Felicidade foi proclamado em 2012 pela Assembleia Geral da ONU, após iniciativa do Butão em promover a felicidade e bem estar social como uma prioridade entre as nações.

 

Filtro dos Sonhos Tecido P - Rede Asta

Filtro dos Sonhos Tecido P – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux