Palavra Cantada

Quem não carrega consigo uma memória afetuosa da infância com brincadeiras de roda e muita cantoria? A palavra cantada envolve as cantigas infantis com poesia, ritmos, som e a construção de um universo lúdico para a criança se desenvolver. Esse é também o ambiente criado pela dupla musical de nome Palavra Cantada, que em mais de 20 anos encanta e marca a infância de muitas crianças. Um trabalho digno para compartilharmos nesse Dia das Crianças.

Os encantos da Palavra Cantada

A música é um ótimo instrumento para o aprendizado das crianças, que se divertem enquanto acumulam conhecimento. Não só para o ensino básico das ciências mas para a compreensão de mundo, desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, motoras, capacidade de maior interação por meio da dança e também expressão livre do ser criança. Por isso, as brincadeiras de roda, com dança e música, sempre foram tão adotadas nas salas de aula.

A dupla Palavra Cantada são um dos grupos infantis mais utilizados para essas atividades. Desde 1994, Sandra Peres e Paulo Tatit reúnem mais de 15 álbuns em uma discografia pautada na poesia, arranjos sensíveis, composições originais e um trabalho cuidadoso que respeita a inteligência das crianças. Uma das letras mais famosas, que marcou a televisão brasileira, é “Rato”, do album Canções Curiosas, de 1998.

Rato, meu querido rato / Eu não sou assim de fino trato / Pra selar este contrato / Minha luz é passageira / Fico sempre por um triz…”. Quem não lembra? O vídeo da música fez sucesso ao integrar a programação infantil da TV Cultura.

Com temas que rondam o imaginário das crianças e dos pré-adolescentes, o álbum de 1998 recebeu o Prêmio SHARP, atual Prêmio da Música Brasileira. Feito esse repetido por outros cinco trabalhos da dupla. Os CDs somam mais de duas milhões de cópias vendidas, mas o trabalho da Palavra Cantada extrapola a música e se encontra também nos livros. Ao total, foram sete publicações, “sempre com a preocupação de valorizar a cultura, os ritmos e os instrumentos brasileiros”, como deixa bem pontuado o site oficial do projeto.

O compromisso e dedicação com a educação também já envolveu o grupo a mais de 850 mil crianças pelo Brasil através do projeto Brincadeiras Musicais Palavra Cantada. Desde 2011, a dupla se uniu a pedagogos musicais para elaborar um próprio material pedagógico. O projeto surgiu inicialmente em parceria com a editora Melhoramentos e agora com o Grupo Movimenta, levando uma coleção de nove volumes, para crianças de dois a 10 anos, a rede pública de ensino.

A dupla criou dois livros, um para o aluno e outro para o professor, e montou kits com CD e DVD com brincadeiras e canções para auxiliar o ensino em sala de aula. “Para o ensino infantil, a música é uma linguagem que faz uma ponte com a matemática, o português, a história, a biologia, entre outras matérias, além de reforçar conceitos como a diversidade. É adjacente à dança, à poesia e ao teatro, numa construção permanente que valorizamos muito. Essa interdisciplinaridade é potente”, afirma Cláudio Lucci, diretor do projeto.

Tem forma mais gostosa do que aprender por meio da arte? A música, como defende a pedagoga Elen Campos da Equipe Brasil Escola, traz benefícios para o desenvolvimento da mente humana e a promoção de um estado de equilíbrio e bem-estar que facilita o raciocínio, concentração e pensamento filosófico. Por isso, poetize em sala de aula. Cantarole os ensinamentos. Brinque enquanto ensina. E aprenda enquanto brinque!

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux