Politize: educação política sem complicação

politize

Educação política sem complicação. Esse é o slogan e a missão do Politize, um portal informativo com cursos, aplicativo, podcasts, e-books, seminários e vídeos… tudo para explicar o completo universo da política brasileira.  O projeto começou em junho de 2015 com o texto “Reforma política: construindo a política que queremos”. A publicação de estreia já mostra a proposta didática do portal. Este foi o primeiro de uma série de 12 textos sobre Reforma Política. A cada leitura concluída, avança uma porcentagem que mostra a posição do visitante na “trilha de conteúdos” proposta pelo Politize.

“Começamos como um portal de textos e infográficos. Hoje somos uma das maiores organizações de educação política do Brasil. Nossa evolução é constante: desde 2015 visamos entregar a melhor experiência possível a todos os brasileiros.”

As propostas do Politize!

Os temas abordados pelo Politize são dos mais variados. Como são eleitos os vereadores? Como funciona o Fundo Partidário? O que é Previdência Social? Ideologia de gênero: o que é e qual a polêmica por trás dela?. Essas são algumas das perguntas que dão início a uma infinidade de conteúdos que todo cidadão comum precisaria ler. São questões que partem desde as funções básicas das camadas da política brasileira às reflexões mais complexas sobre as inconstantes situações qual passa o país. O que destaca o Politize, além de um ponto de encontro único a múltiplas dúvidas, é a didática que a equipe empenha para explicar cada tópico. São vários os métodos.

As chamadas Trilhas compõem o método mais abrangente, pois refletem a fundo e dividem um mesmo tema em vários subtextos. Algumas trilhas são “Administração pública no Brasil: de 1500 até hoje”, que debatem o funcionalismo através da história, desde o patrimonialismo, clientelismo, coronelismo; também há a trilha “Constituições do Brasil”, que refletem as constituições desde 1824 até 1988, a mais recente; outras trilhas debatem a evasão escolar, as diferenciações entre esquerda e direita, mobilidade urbana, migrações no brasil e no mundo, mulheres e democracia, a saúde pública, o sistema prisional, entre tantos outros. Para quem busca compreender os princípios e contextos da formação política e social do Brasil, é uma verdadeira escola. Online, gratuita e horizontal. São cerca de 170 voluntários os responsáveis pelos conteúdos já disponíveis no Portal. Caso queira contribuir com algum conhecimento, é possível se cadastrar enquanto colaborador .

Além das trilhas, o Politize também produz o próprio material didático, com apostilas, cartilhas e jogos para ensinar política. Acesse aqui. Paralelo a esse material estão disponíveis mais de 15 e-books que debatem o Enem, o conflito entre Palestina e Israel, a maioridade penal, entre outros temas. Quando o Politize surgiu em 2015, a grande aposta para dinamizar o conteúdo era o uso de infográficos. Hoje são mais de 50 disponíveis todos no Pinterest do projeto. Use e dê os devidos créditos! Ouça também os Podcasts (são mais de 100!) no iTunes, Spotify e no próprio portal; teste seus conhecimentos com os jogos e quiz exclusivos; e não deixe de conhecer os Webinars , aulas, mesas de debate e palestras disponibilizadas online. O Politize também está no Youtube, onde acumulam mais de 60.000 inscritos. Assista todos os seus videos e se inscreva clicando aqui.

“Use o conhecimento para efetivar seu poder cidadão e fazer a diferença!”

Politize: democratização da educação política

Como se não fosse suficiente, o projeto ainda desenvolve cursos de formação. A plataforma surgiu em 2018 para dar mais um passo na jornada de democratização da educação política no país. Os cursos reúnem um conjunto de vídeos e materiais de suporte com os outros formatos desenvolvidos pelo Politize: infográficos, podcasts, quizzes e desafios. Apesar de bastante teóricos, os cursos ainda incentivam o foco prático e oferecem certificação ao final do curso. Basta ter uma boa performance. Os cursos surgiram, na primeira leva, com foco nas eleições 2018. Para isso, os primeiros cursos abordam os cargos de presidente, governador, senador e deputados, e os aspectos necessários para a escolha de cada candidato. Também, há um curso de orientação à fiscalização de vereadores e a jornada do primeiro voto para aqueles que estreiam enquanto cidadãos votantes.

Neste ano de 2018, além dos cursos, o Politize também organizou o Hackathon Cívico, evento realizado em parceria com a Escola do Legislativo de Santa Catarina em uma jornada de 3 dias (29 de junho a 1 de julho) de inovação em políticas públicas. O evento reuniu diversos palestrantes, de diversas áreas da vida social (saúde, educação, segurança), promoveu debates, dinâmicas, e atividades em grupo que culminaram em 3 propostas prestigiadas em sessão solene na assembleia legislativa de Santa Catarina. As ideias vencedoras foram o “Aplicativo Saúde +”, para diminuir filas e tempo de agendamento de consultas; o “Aplicativo S.O.S SC”, para compartilhamento de informações de segurança pública; e a “Campanha Democracia na Estrada”, para que escolas estimulem o espírito cívico dos estudantes. Clique aqui e confira como foi esse evento.

Projetos como o Politize, independentes e apartidários, são de extrema importância em meio à ignorância política que de forma geral paira sobre o país. É uma iniciativa que visa a formação popular e explica o que parece ser complicado e distante da sociedade com termos e métodos de fácil compreensão a todos. É este o real propósito da informação democrática. A informação compreensível.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux