Por que o açúcar faz mal?

Caneca Porcelana

Caneca Porcelana

Comprar

Se existe algo que atrapalha a saúde, ele é o açúcar. Ele faz parte da nossa vida desde sempre e fica difícil tirar do nada, mas acredite, sem essa substância, sua vida pode mudar. O açúcar contribui para a síndrome metabólica e consequentemente, para o ganho de peso.

O açúcar é um carboidrato. Existem diferentes tipos de açúcar. Os açúcares simples (chamados monossacarídeos) como glicose, frutose, galactose, etc. Além disso, tem também formas mais complexas (dissacarídeos) como a sacarose, maltose e lactose.

O açúcar não é apenas aquele que conseguimos enxergar. Em vários alimentos que comemos e também nas bebidas que tomamos, o açúcar está presente em grande quantidade. Pão, refrigerante, bolo, sucos de caixinha, massas, por mais incrível que isso possa parecer, isto tudo contém açúcar.

Quando comemos açúcar, nosso corpo tem duas opções sobre como lidar com ele: queimar transformando em energia ou converter a gordura e armazená-la em suas células de gordura. Isso varia de acordo com a predisposição genética ou o corpo pode estar mais predisposto a armazenar o açúcar como gordura. Depois que ingerimos uma certa quantidade de açúcar, nosso pâncreas detecta esta elevação no sangue e libera um hormônio chamado insulina para lidar com o excesso. Muitas vezes nosso corpo se esforça para manter o equilíbrio de açúcar na corrente sanguínea e por isso libera muita insulina, o que acaba resultando em uma queda de açúcar abaixo dos níveis normais. Neste momento temos uma rápida hipoglicemia e nosso corpo responde pedindo mais açúcar.

O problema está exatamente aí, pois criamos um ciclo vicioso de açúcar, que acaba cumprindo o papel de uma droga. A melhor forma de resolver isso, é diminuindo aos poucos a quantidade de açúcar ingerida, lembrando que também estamos ingerindo açúcar quando comemos pães, massas e afins.

Tente fazer trocas inteligentes e a cada dia diminua um pouco o açúcar colocado no café, por exemplo. O importante é sair do lugar e se esforçar para sair desse ciclo vicioso. 😉

Até a próxima!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux