Porque ter uma horta na escola

horta na escola

A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças. Isto porque ela ajuda os pequenos a explorarem sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. Uma boa estratégia é incorporar no cotidiano escolar os aprendizados realizados na sala de aula. Por isso, ter uma horta na escola é uma excelente forma de aproximar os estudantes da realidade, demonstrando na prática como os hábitos sustentáveis podem ser lúdicos!

Os benefícios de se ter uma horta na escola

Aproxima as crianças da natureza

Quando as crianças convivem com espaços naturais, como os proporcionados pela horta na escola, elas tendem a zelar pela preservação do mesmo, pois criam um vínculo afetivo e de pertencimento à natureza. Elas também podem apresentar uma melhora em seu desempenho escolar, no autocontrole e autodisciplina.

Estimula todos os sentidos

Em especial na primeira infância, o estímulo aos sentidos é de grande importância para o desenvolvimento integral do aluno. Um espaço de horta na escola, mesmo que pequeno, proporciona recursos para exploração de todos eles: tato, olfato, paladar, visão e audição.

Interdisciplinaridade

Os professores podem usar a interdisciplinaridade e desenvolver um projeto sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde.

Colocar em prática os ensinamentos da sala de aula

A presença da horta na escola permite que os alunos coloquem em prática tudo aquilo que aprendem no dia a dia, como por exemplo, a prática da compostagem. Para a adubação dos canteiros, pode-se utilizar o adubo natural, como pó de café usado, cascas e polpas de frutas, esterco, palhas e galhos, que, ao apodrecerem, formarão o adubo orgânico. Mas atenção! É importante frisar com os alunos que alimentos processados industrialmente não podem virar adubo vegetal, por alterarem o pH do solo.

 

O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas. Se a escola do seu “baixinho” já possui uma horta, converse com [email protected] sobre os aprendizados diários. E se não houver uma, espalhe essa ideia!

 

BOLSA CORDEL COM LISTRAS - REDE ASTA

BOLSA CORDEL COM LISTRAS – REDE ASTA

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux