Pré-Carnaval no CCBB: Arte e educação para todas as idades

Pré-Carnaval no CCBB

Em 2019, o Carnaval será oficialmente no dia 05 de março, mas para o CCBB, Centro Cultural do Banco do Brasil, a folia começa hoje, primeiro dia de fevereiro. Ao longo dos próximos 28 dias, o espaço realizará uma extensa programação pré-carnaval em  três das suas unidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Atividades serão para todas as idades, envolvendo muita arte, cultura, conhecimento e educação, comemorando não só o período de festa como se preparando também para a volta às aulas.

CCBB Educativo Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro a programação será a mais longa, com bloco, maquiagem, cortejo, fantasia, entre outras atividades.  No dia 16 de fevereiro, o Especial Troca Faces será uma oficina de maquiagem artística para crianças com a orientação de dois profissionais. O especial será uma preparação para o carnaval envolvendo a arte da pintura e conceitos de metamorfose. Será às 15h, com 3 de duração e capacidade para 60 pessoas.

Outro preparativo para a festa será o Com Que Roupa Eu Vou?, que acontecerá nos dias 23 e 24, em grupos de 11h às 13h e 15h às 17h. O encontro será uma oficina para criação de fantasias, para crianças e também adultos. Os figurinos serão criados a partir da própria criatividade, com diversos materiais, como pano, papel… e esta atividade estará ligada a outra que também acontece no dia 23, o Cortejo das Crianças. Neste encontro, às 17h, todos os espaços do CCBB serão ocupados com marchinhas e danças comuns nesta época do ano. Com maquiagem e fantasias feitas, será a hora de experimentar um pouco do Carnaval 2019.

O Bloco das Mulheres Rodadas também levará o Carnaval para dentro do CCBB, mas no dia 21, às 18h, dessa vez na área externa do estacionamento. Este será o quinto aniversário do bloco, com repertório exclusivo de mulheres e debates da pauta feminista. Muita liberdade, diversão e empoderamento estará reservado para este dia.

Além dessa programação, o CCBB mantém projetos fixos ao longo do mês, como o Lugar de Criação, todos os sábados, domingos e feriados, sempre às 11h e também às 15h. Nos dias 02 e 03, a atividade será um jogo de caça tesouros onde cada carta revelará algo sobre o valor que as coisas possuem.  O objetivo do jogo é refletir privilégios e fazer com que os jogadores abram mão para chegar ao tesouro final. Já nos dias 09 e 10, as atividades serão contações de histórias criativas e coletivas. Nos dias 16 e 17, a partir da exposição “Dream Works Animation: Uma Jornada do Esboço à Tela” que chega ao CCBB no dia 06, os participantes criarão suas próprias animações com massinha.

Outros encontros de destaque no CCBB Rio será o curso Processos Compartilhados, voltado para artistas, críticos e educadores pensarem aspectos da concepção, desenvolvimento e execução de processos de criação. O curso será no dia 22, às 16h, com a curadora e pesquisadora Clarissa Diniz. Outro curso é o Transversalidades, no dia 09, às 10h, sob orientação do professor e historiador José Leandro Cardoso. A atividade abordará arte e educação aos problemas cotidianos, como memória, patrimônio, territórios e subjetividades. Confira toda a programação aqui.

CCBB Educativo Belo Horizonte

Na capital mineira, o foco principal será a volta às aulas. Assim como na capital carioca, todos os finais de semana e feriados serão reservados ao Lugar de Criação, com grupos de 10h às 12h e 14h às 16h. “Os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, integrando adultos e crianças em processos de experiência com a arte”. Aos domingos, sempre às 16h, o Lugar de Criação é realizado em Libras, garantindo a acessibilidade a todos e promovendo a cultura surda.

Entre os dias 13 e 16, o CCBB BH realiza a Semana do Educador, com programação exclusiva relacionada  à exposição Ai Weiwei Raiz, em cartaz a partir de 06 de fevereiro e maior mostra do artista chinês conhecido por abordar com arte temas políticos como a preservação do meio ambiente, crise dos refugiados, liberdade e garantia da democracia ao redor do mundo. Os encontros serão exclusivos para professores, como forma de incentivo para que estes fortaleçam sua relação com o Centro Cultural. Serão 20 vagas por dia, para coordenadores pedagógicos, professores e demais integrantes da comunidade escolar. É necessário fazer inscrição clicando aqui.

Para o carnaval, serão dois dias de atividades. No sábado dia 23, em grupos às 10h e também às 14h, todos estão convidados para levar alguma peça de roupa ou acessório para o Encontro de Construção de Máscaras e Acessórios Carnavalescos.Com 4 horas de duração, os educadores do CCBB farão uma grande oficina de criação. Podem levar quais materiais acharem necessário, e todas as suas ideias. A proposta do encontro é transformar ideias em fantasias para o período carnavalesco.

No dia 24, a folia será com o ensaio aberto do Bloco Garotas Solteiras às 17h. O bloco comemora o quarto aniversário sendo um dos mais populares blocos de Belo Horizonte, com o tema de levar felicidade, cultura pop e glamour para as ruas da cidade. Para conferir outras atividades reservadas para o mês de fevereiro, confira a programação completa.

Além das duas capitais, o CCBB Educativo também se estende a São Paulo. Para o carnaval, o espaço prepara um Baile de Carnaval para bebês no dia 18 de fevereiro, às 16h. Todos os finais de semana, permanece o Lugar de Criação, com oficinas de modelo vivo e também fotografia. Além da Semana do Educador, que na capital paulista estará relacionada à exposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável”. Confira a programação completa aqui.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux