Projeto Água – Educação Ambiental

“O maior bem da Terra, preserve!” Esse é o lema da ONG Projeto Água, que desde 2004 desenvolve uma série de ações em educação ambiental para a sociedade no distrito de Itaipava, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Economizar, preservar e recuperar os recursos hídricos, bem como refletir o uso inadequado de todos os recursos naturais, é a missão do projeto.

Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. Faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agrava cada vez mais. O Projeto mostra através de seus programas e da Fazenda Projeto Água que o uso inadequado dos recursos naturais, tem causado diversos reflexos negativos ao equilíbrio do meio-ambiente, e que a mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra.

De forma a abordar a temática da conscientização por diversas vias sustentáveis, o Projeto Água nesses 15 anos de atuação se desdobrou em 11 programas educacionais. São eles:

Programas do Projeto Água

Reflorestamento: É a frente principal do Projeto, unindo crianças, jovens e adultos na plantação mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. “O desenvolvimento da árvore ao longo do tempo pode ser acompanhado pelos participantes do programa, no local de plantio.”

Água e Vida: Quando você aprendeu que a preservação do meio ambiente está intimamente ligada à nossa própria vida? Para o projeto, esse conhecimento deve vir cedo! Por isso, organizam palestras, dinâmicas e discussões em grupo sobre a importância e necessidade de se preservar os recursos hídricos.

Água para Todos: O foco neste programa é divulgar informações e instruir a sociedade sobre a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos. Para isso, o Projeto Água atua em feiras, distribui material informativo e usa a internet como ferramenta para compartilhar a conscientização.

Horta Escola: Aprenda sobre a importância dos orgânicos plantando! A Hora Escola é uma forma de incentivar  alimentação saudável, “dando a oportunidade para que as crianças vivenciem o processo de plantio e colheita, bem como o conhecimento no campo, das características do alimento consumido em casa”. 

Jardim dos Sentidos: Sustentabilidade e inclusão social caminham juntos nesse programa que aproxima deficientes físicos e visuais, crianças com dificuldade de aprendizagem, idosos e quaisquer pessoas que queiram desfrutar dos sentidos de um jardim e aprender sobre o plantio, solo, água e plantas. Uma oportunidade para vivenciar as práticas agrícolas por um circuito com os olhos vendados, vivendo o jardim apenas pelas sensações.

Caminhos da Água: Aplicar a sustentabilidade é resultado de conscientização ambiental, educação e informação compartilhada. Neste programa, o foco é “o entendimento sobre os usos sustentáveis da água, sua importância, sua origem e seus destinos”. Cinco áreas e ações que compõem os Caminhos da Água: Mini Estação de Tratamento de Água – ETA (doada pela Águas do Imperador), Aguapé ( sistema de tratamento por Biorremediação), Roda d`Água, Terrário e Captação da água das Chuvas.”

Jardim para as Borboletas: Um espaço especial para a conscientização à preservação de borboletas, seres polinizadores  importantíssimos para a manutenção da flora e fauna. Os visitantes entram em contato com estes seres e aprendem sobre as suas peculiaridades e funções no ciclo da natureza. 

5Rs: “Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar”. É pautado nessas 5 letras R que a professora Magna Caiafa desenvolve práticas de redução de lixo e dialoga com as crianças sobre o impacto das próprias ações do homem na natureza.

Aquaponia e Estufa: Sistema orgânico e sustentável para a criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças. Na Fazenda Projeto Água, as crianças poderão acompanhar e vivenciar essa nova forma de cultivo de perto, compreendendo a relação da água com a terra, em um ciclo completo de equilíbrio ambiental.

Horta Medicinal Suspensa: Na Fazenda Projeto Água, as crianças  visitam (e aprendem a fazer!) uma horta medicinal desenvolvida com materiais 100% reaproveitados, com estrutura de paletes e canteiros de Garrafas Pet. 

Programa Pássaros que Voam Aqui:  Programa que mostra o impacto positivo do reflorestamento para a preservação da vida natural. Nos 14 anos do Projeto Água, a recuperação da Floresta Nativa trouxe o ressurgimento das aves locais, sendo catalogados 17 tipos quais os visitantes poderão aprender neste percurso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acompanhe o Projeto Água

A fazenda do Projeto Água fica localizada em Petrópolis, município da serra fluminense, a Serra do Mar, parte da Bacia do Rio Paranaíba do Sul, e é lá onde acontecem todas as atividades da ONG. É o principal instrumental para que o projeto aplique na prática as diversas maneiras de preservação e mostrem à sociedade a viabilidade de aplicar também em seu dia a dia iniciativas de mais sustentabilidade.

São mais de 200 mil metros quadrados de extensão, onde mais da metade (110 mil!) são destinados ao reflorestamento. Neste ambiente de tamanha relação com a natureza, ainda se encontram 32 nascentes de águas, 5 lagos, hora, estufa, um Centro de Estudos com biblioteca, alojamento, laboratórios e sala de apresentações. Uma estrutura completa para vivenciar a conscientização ambiental!

Quer participar das atividades ou colaborar com o Projeto Água? Então acesse aqui o site oficial e também a página no Facebook, onde você pode ficar por dentro de cada ação. Entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (24) 2222-9900 e (24) 2222-7301. O Projeto Água fica na Estrada União e Indústria, 15.500 – Itaipava, Petrópolis – RJ.

Espalhe sustentabilidade!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux