Projeto EcoOuse

Pesquisar, questionar e valorizar são caminhos para o consumo consciente. Uma vez que entendemos que a forma de consumir afeta a natureza e o meio ambiente das cidades, começamos a abrir nossos horizontes buscando novas fontes de produtos sustentáveis, especialmente no setor da Moda. Pensando nisso, Caroline Caron, designer de moda graduada pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, trouxe sua visão social e paixão pela Moda Consciente para criar o EcoOuse, em Pirassununga-SP.

A EcoOuse é uma empresa de serviços e consultoria de moda que desenvolve, gerencia e implementa projetos de participação voluntária para divulgar e multiplicar os conceitos de Consumo Consciente, Sustentabilidade e Moda Circular. O projeto incentiva e capacita alunos de diversos perfis socioculturais para a reutilização de roupas, acessórios e sobras têxteis que seriam descartadas, criando peças lindas e eco-friendly.

Para isso, contam com aulas didáticas, com temas relacionados aos impactos causados pela indústria da moda no meio ambiente, sustentabilidade, consumo consciente, história da moda e técnicas de desenho e croqui. Além disso, contam com oficinas práticas que criam experiências com estamparia, xilogravura, tingimento natural, customização e desenvolvimento de novos modelos, a partir da desconstrução e da reconstrução de roupas e acessórios.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Semanalmente, os alunos avançam em novos módulos, onde aprendem, através de experiências criativas e muita prática, um jeito novo de consumir moda. Por fim, cada turma do Projeto entrega o seu produto finalizado, com direito a uma exposição, desfile de moda e ensaio fotográfico. Incrível, não?

Esse ano, o Projeto EcoOuse segue em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga, que abrange 9 cidades do interior de São Paulo, para definir as escolas estaduais que irão participar do projeto. Para participar das  oficinas e workshops, o público pode acompanhar as páginas do EcoOuse no Facebook e Instagram, além do site. Lá serão divulgados os eventos abertos que serão realizados durante esse ano. Estão sendo preparados vários encontros que ocorrerão durante o ano que oferecem oficinas de capacitação, concomitantemente com a apresentação itinerante do Banco de Roupas EcoOuse.

Projeto EcoOuse e o Banco de Roupas

A partir do Projeto, surgiu o Banco de Roupas, o 1° banco do Brasil, para trocas de roupas e acessórios on-line. O Banco possui uma equipe de curadores liderada por Caroline Caron, que garante uma seleção justa das peças, para que sejam considerados o estado de conservação e o design e assim, aprovadas pelo Banco de Roupas, possam seguir circulando por aí, nas ruas de todo o Brasil.

Essa é uma maneira de motivar as pessoas a reconhecerem suas roupas e acessórios que estão intocados nos guarda-roupas. Peças estas que já cobraram os seus custos socioambientais em sua confecção, gerando prejuízo incalculável a sociedade e ao planeta, enquanto permanecem nesse estado de abandono social.

Dessa forma, o Banco de Roupas colabora com a economia colaborativa, facilitando a troca de peças em boas condições e incentivando o reuso dessas peças, o que protege o nosso planeta, empodera as pessoas e fortalece a ideia de termos um futuro mais sustentável.

Para conhecer mais e fazer parte do Banco de Roupas, acesse o site do projeto. Vamos juntxs usar essa ideia? 😉

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux