Projeto Fonte da Juventude

Nem sempre é uma tarefa fácil, para algumas famílias, incluir na rotina das crianças a ingestão de legumes e verduras. A consequência disso, é que pela primeira vez na história, as crianças podem viver menos que seus pais por conta das escolhas de alimentação. De acordo com dados do IBGE (2009), 33% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos já estão acima do peso ou são obesas, sendo que até 2020, a American Journal of Clinical Nutrition estima que 60 mil crianças estarão acima do peso em todo o mundo. Pensando nisso, o coletivo Novos Urbanos criou o Projeto Fonte da Juventude, para melhoras os hábitos alimentares das nossas crianças e reverter este quadro alarmante em que estamos inseridos.

A Fonte da Juventude é um projeto lúdico de comunicação para estimular as crianças a comer mais frutas, legumes e verduras e a descobrir novos sabores na nossa biodiversidade. O projeto conta, ainda, com o trabalho de Vik Muniz, artista plástico brasileiro super reconhecido mundialmente, especialmente por utilizar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate.

Junto com alunos do projeto Escola Vidigal, Vik criou um alfabeto utilizando frutas, legumes e vegetais. Foi uma brincadeira cheia de aprendizados para as crianças, que acabou por se tornar um dos grandes cartões de visita do projeto. Isto porque, no site, além de encontrar uma aba cheinha de dicas para o dia a dia alimentar das crianças, você também pode imprimir esse alfabeto super estiloso e utilizar com as crianças em casa.

São dois pdfs para download. Um envolve um pôster para decorar a sua cozinha, com todas as letras do alfabeto “escritas” com legumes e verduras que comecem com a respectiva letra. As crianças podem identificar junto dos pais quais são, como também podem discutir sobre como preparar cada um deles e criarem juntos um plano alimentar. Também é importante explorar junto com elas a variedade de cores, formatos e texturas dos alimentos naturais e deixar a experimentação fluir, sem obrigá-las a nada.

O outro pdf possui cartões, também com as letras do alfabeto desenhadas por Vik e os alunos da Escola Vidigal, que podem ser utilizados da melhor maneira que a sua criatividade permitir: seja para colorir, para usar em jogos de memória ou até para um jogo de adivinhar… o que importa é inovar e se divertir!

Outras dicas importantes do projeto Fonte da Juventude

Além de proporcionar materiais gratuitos para os familiares poderem se divertir na hora das refeições, o projeto Fonte da Juventude também separou dicas super importantes, que podem ajudar bastante na hora dessa revolução alimentar. Dentre elas, destacamos:

Seja inspiração

“Crianças se inspiram em seus pais o tempo todo, até na hora de comer. Isso quer dizer que é muito mais simples seu filho provar a berinjela, se ele vê você comendo também.”

Nada de barganhas

“Comida não é moeda de troca. Não dá pra oferecer chuchu em troca de brinquedo, senão toda vez que os pequenos comerem, vão pedir presente.”

Refeição em família sempre

“É muito importante que a criança faça as refeições junto com adultos. Assim ela vê vocês comendo e tenta imitar. Aproveite este momento de troca para conversar sobre assuntos leves e faça disso uma gostosa brincadeira”

Paciência!

“Não se preocupe se seu filho não aceitar o alimento depois da 10a vez que você ofereceu. Tente variar a apresentação e tenha paciência, bons hábitos alimentares são construídos durante uma vida inteira.”

 

O mais importante de tudo isto é ter em mente que todos sejamos capazes de compreender que nossos hábitos precisam se modificar o quanto antes. Isto porque quanto mais rápido as crianças (e os adultos também) entenderem o que faz bem pra elas, maior será a expectativa de vida de todxs. Ter uma vida saudável é a prioridade número 1 para que tenhamos um futuro melhor e com mais qualidade de vida, e isso deve começar desde o nosso prato.

Aproveite as dicas e revolucione seus hábitos!

 

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux