Que poesia te move?

poesia

Salve, Gloriosxs! Neste mês de outubro a Bemglô traz um tema lindo para refletirmos: “Mais poesia nas palavras do dia”. Mas o que queremos dizer com isso?

A psicanalista francesa Françoise Dolto diz que tudo à nossa volta é linguagem e significa alguma coisa. Não só através da linguagem verbal. Quando conversamos, compramos algo, escolhemos uma roupa ou quando tomamos qualquer decisão aparentemente banal, também estamos passando uma mensagem ao mundo. Por isso ela diz em seu livro “Tudo é linguagem” que as palavras germinam.

Se eu abraço alguém, por exemplo, eu estou dizendo a ela alguma coisa. Que eu gostei do encontro, que sou grata ou sinto saudades. O que eu quero dizer com um aperto de mão? E com um sorriso? Se eu dou um bom dia ao porteiro ou aos vizinhos no elevador, mais do que dar um bom dia estou compartilhando com eles um bom sentimento pela manhã. E vocês sabem o que é tudo isso?

Poesia!

A poesia não está só em um verso rimado. Ela é isso e vai além. Está no sentimento por trás de cada palavra. Ela é a própria mensagem que preenche cada palavra. É o ritmo que nos move. E se tudo ao nosso redor é linguagem, pode também ser poesia.

O balé é uma forma de poesia, por exemplo. Como Adriana Falcão poetisa no livro Pequeno Dicionário de Palavras ao vento: Balé “Quando corpo é lápis, espaço é papel e música é motivo”. As lágrimas são poesia,“sumo que sai pelos olhos quando se espreme um coração”. Até o silêncio é poesia, “quando os ruídos estão sem assunto”… Assim como a liberdade, que sob os olhos poéticos é “um azul que atrai e espanta ao mesmo tempo”. Os poetas classificam a palavra pela alma, ela diz. Afinal, “a palavra sem o seu significado é só letra e som”! Você olha para o cotidiano com esse olhar?

Mais poesia nas palavras do dia, portanto, é um pedido para que você preencha as suas ações rotineiras com sentimento. Para que você diga palavras cheias de afeto. Para que você olhe o mundo buscando pelas cores, cheiros e amores… Esse é o olhar das poesias.

A Quarta Gloriosa de hoje é só a primeira em que falamos sobre esse tema. E eu quero aproveitar para lançar um desafio.

Que poesia te move? Aquela que te arrepia. Qual é o sentimento que te toca e você quer compartilhar com o mundo?

Grave um vídeo de até 30 segundos lendo um trecho da sua poesia preferida e poste nas suas redes sociais marcando a @bemglo e usando a hashtag #quepoesiatemove. Não vejo a hora de ouvir vocês! A sua poesia pode estar na Bemglô, vai ficar de fora?

Um beijo e até a próxima quarta!

 

 

 

BOLSINHA BONECA - REDE ASTA

BOLSINHA BONECA – REDE ASTA

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux