Que tal escrever um livro?

escrever um livro

Com o crescimento das redes sociais e o aumento na comunicação interpessoal, cada vez mais percebemos a importância da criatividade na nossa vida, seja pessoal ou profissional. As ideias não nascem do dia para a noite, e por isso é preciso trabalhá-las com carinho para que gerem frutos. E o melhor exercício para a criatividade é a escrita! Por isso, hoje, Dia do Leitor, temos uma sugestão: Que tal escrever um livro?

Escrever faz bem para a saúde. É um exercício que te ajuda a lidar melhor com seus problemas, quase uma terapia. Segundo um estudo feito pela Academy of Management, que acompanhou engenheiros em situação de desemprego, aqueles que escreviam sobre as dores do fracasso conseguiram achar um novo trabalho mais rapidamente. Após oito meses, em torno de 48% deles já estavam empregados em comparação com apenas 19% dos que não tinham esse hábito. De acordo com a pesquisa, os profissionais relataram sentir menos raiva em relação ao chefe antigo, além de beberem muito menos. https://journals.aom.org/doi/abs/10.5465/256708

O ato da escrita exercita nossos músculos dos braços, estimula a nossa criatividade e melhora inclusive a nossa saúde psicológica, pois a prática ajuda a nos acalmar, reduzindo os hormônios ligados ao estresse no corpo, e melhorando o sistema imunológico.

Como posso começar a escrever?

Você pode começar com coisas simples! Se escrever um livro parece muito difícil, você pode fazer um diário com as suas memórias. Escreva sobre coisas pelas quais você é feliz, pelos desafios que enfrentou no dia ou pelos seus desejos para o próximo mês. Comece com cinco frases simples, uma vez por semana, e depois vá aumentando. O importante é não esquecer, e fazer disso um hábito!

Outra coisa importante é não subestimar aquilo que você tem a dizer. Por mais simples que você possa imaginar que seja o seu conhecimento, alguém não o detém e com certeza isto poderá ser útil para outras pessoas. Portanto, escreva! Comece contando fatos concretos e posteriormente, você terá condições de criar teorias, descrever situações de maneira mais abstrata e propor conjecturas mais elaboradas.

Agora, se você deseja escrever uma história, crie personagens, cenários e situações que lhe sejam familiares. Fica mais difícil escrever um livro que se passe em um lugar muito distante do que você conhece, o que prejudica a fluidez da leitura. Além disso, procure fazer também uma lista das ideias e personagens antes de começar a trabalhar a narrativa, para que tudo fique bem “amarradinho”.

Escrever é um hábito renovador, além de ser uma receita para dormir melhor, ser mais otimista, ter menos problemas de saúde e até mesmo ter mais vontade de fazer exercícios físicos. E o mais legal é que depois você poderá apreciar (e dividir) sua história e suas memórias com outras pessoas. Aproveite o começo do ano e se aventure nesse mundo mágico da escrita!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux