Reaproveitando as cascas dos alimentos

cascas dos alimentos

Os talos, sementes, folhas e cascas dos alimentos que costumamos desprezar podem ser muito saudáveis. São partes não convencionais que possuem um rico valor nutricional. Isso significa que a quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas concentradas podem aparecer até em quantidade maior do que na parte costumeiramente utilizada nas receitas, mas acabam sendo descartadas. Por isso, separamos algumas dicas de alguns alimentos que devemos utilizar as cascas nas receitas para você fortalecer a saúde!

Casca de abacaxi

O abacaxi tem fibras, vitamina C e a bromelina, enzima que protege o estômago e ajuda na digestão das proteínas. Fazer um suco do abacaxi com a casca melhora a sensação de saciedade, é mais nutritivo do que somente ingerir a polpa, reduz o inchaço e ainda auxilia na saúde dos nossos ossos e dentes. Mas atenção: o suco deve ser consumido logo após o preparo para não oxidar e perder as propriedades.

Casca de abóbora

A casca de abóbora é rica em fibras, vitamina C e carotenoides, o que auxilia na prevenção de doenças cardíacas e câncer, além de prevenir problemas de visão e de pele. A casca de abóbora pode ser utilizada em saladas, para enriquecer o arroz ou ser servida como um canapé. Em todos os casos, é preciso ferver o alimento antes já que o seu aspecto é muito duro e a espécie de abóbora utilizada é a seca.

Talos da couve

A couve é uma verdura anti-inflamatória e cicatrizante. Ela carrega consigo cálcio e magnésio, que trabalham juntos para exercer diversas funções. E o talo da couve também é rico em cálcio e potássio. Este último, por sua vez, auxilia e muito no controle da pressão do sangue, na formação dos nervos e previne câimbras. Por isso é tão importante aproveitar cada partezinha dela. Utilize o talo em um delicioso purê, creme ou até mesmo em um suco.

 

Separamos duas receitas do site Presunto Vegetariano com as cascas dos alimentos escolhidos para você testar. São receitas bem fresquinhas e ideais para curtir o verão!

Receitas com cascas dos alimentos

Suco de Casca de Abacaxi com Couve

Imagem: Presunto Vegetariano

Ingredientes:

Casca de um abacaxi médio (cerca de 3 xícaras de chá) – de preferência, use um abacaxi orgânico

1 folha de couve manteiga picada

2 xícaras (de chá) de água gelada

Açúcar/adoçante a gosto

Gelo a gosto

Modo de preparo: Lave bem a casca do abacaxi, em seguida descasque-o normalmente, e pique a casca em pedaços menores. Descarte a coroa, ela não irá no suco.

Em um liquidificador, coloque os pedaços de casca juntamente com 1 folha de couve manteiga picada e 2 xícaras de água bem gelada; adoce com açúcar (ou adoçante) a gosto e bata até ficar uniforme. Em seguida coe.

 

Salada de Casca de Abóbora Paulista e Couve Manteiga

Imagem: Presunto Vegetariano

Ingredientes:

1 xícara de casca de abóbora paulista (aproximadamente 1/2 abóbora)

1 xícara de couve picada

1/2 xícara de cebola

1/2 xícara de milho cozido

1 pepino cortado em rodelas

1 tomate picado

Salsinha e cebolinha

Sal e tempero a gosto

 

Modo de preparo: Você pode utilizar a casca de qualquer abóbora: a de pescoço, a japonesa, etc. Lave a abóbora, corte a casca e leve-a para ferver até que esteja cozida. Espere esfriar. Junte todos os outros ingredientes e tempere de acordo com a sua preferência. Sirva fria.

 

Reaproveitar a casca dos alimentos só nos traz benefícios, além de gerar receitas deliciosas. E lembre-se: dê preferência a um alimento orgânico para evitar o consumo dos agrotóxicos. Bom apetite!

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux