Receitas com talos, folhas e brotos

Se aqui na Bemglô já buscamos propagar uma forma de consumo mais consciente, no mês cujo tema é Atitudes Eco-Friendly, a pauta da sustentabilidade estará ainda mais presente. Depois de ensinarmos doces com sobras, que tal preparar todo o almoço dessa maneira? No post de hoje as receitas são simples, e com ingredientes que talvez você nem saiba que pode render uma refeição completa: talos, folhas e brotos. Confira!

Cozinhando com talos, folhas e brotos

Suflê de talo de espinafre

O espinafre é uma delícia e ainda é rico em ferro, zinco, proteínas e vitaminas, com benefícios para os ossos, visão e sistema imunológico. Porém, tais benefícios encontram-se não só nas folhas, como em todo o alimento. Já pensou em cozinhar apenas os talos?

Imagem: Pitadas & Palpites

Ingredientes:

1 maço de espinafre;

1 colher de farinha de trigo;

1 tablete de caldo de frango;

2 colheres de manteiga;

2 xícaras de leite

3 gemas

3 claras em neve

Queijo ralado a gosto

 

Preparo: Pique bem o espinafre e cozinhe com o caldo de galinha. Em outra panela, doure a farinha com a manteiga. Então acrescente o leite quente e deixe engrossar dissolvendo bem. Quando retirar do fogo, junte as gemas e o queijo ralado, mexendo bem, e misture com espinafre cozido. Despeje essa mistura sobre as claras em neve e una cuidadosamente. Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

 

Creme de folha de couve-flor

A folha de couve-flor é outro ingrediente que você provavelmente nunca consumiu. Nesta receita, a sobra se transforma em um creme cheio de sabor.

Beleza & Saúde

Ingredientes:

4 xícaras de folhas de couve-flor

1 cebola pequena

1 colher de farinha de trigo

1 xícara de leite

1 xícara de água

Queijo ralado a gosto

 

Preparo: Refogue a cebola com azeite e acrescente as folhas de couve-flor picadas até dourar bem. Em outro recipiente, dissolva a farinha no leite e na sequência o queijo ralado e a água. Transfira essa mistura para o refogado e deixe o creme engrossar. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

 

Salada de broto de feijão

O broto do feijão é um ingrediente mais específico, podendo ser encontrado em feiras, mercados municipais ou mesmo online. São obtidos a partir dos grãos do próprio feijão quando colocados de molho para germinar. Ele é muito utilizado na culinária japonesa e suas características incluem baixa caloria e muita fibra. O uso mais fácil é como salada.

Mundo da Boa Forma

Ingredientes:200 gramas de broto de feijão

2 tomates

1 cebola

1 dente de alho

1 colher de sopa de molho de soja

Alface a gosto

Cogumelos frescos a gosto

Azeite a gosto.

 

Preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite, e acrescente o broto de feijão quando a cebola começar a murchar. Refogue bem e junte os cogumelos com o molho de soja. Por último, acrescente os tomates. Deixe esfriar e junte a mistura às folhas de alface e tempere com bastante azeite e sal.

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux