Rede Asta e a Escola de Artesãs

Escola de artesãs

A ASTA existe desde 2005, fazendo um trabalho de forte impacto na vida de diversas artesãs que buscam empreender. São mais de dez anos atuando na economia do feito à mão, transformando resíduos em produtos bons, bonitos e do bem. Mas para além dos produtos, existe também um lado muito importante que é desenvolvido nesse espaço empoderador: o lado empreendedor. A Escola de Artesãs da Rede ASTA é um espaço que promove a troca de experiências, informações e cria conexões entre as artesãs do grupo, despertando a empreendedora que existe em cada uma.

Em 2015, em parceria com o programa Coletivo Artes da Coca-Cola, nascia a primeira turma da Escola de Artesãs. A necessidade de se ter um espaço em que as pessoas que trabalham com o artesanato pudessem desenvolver suas habilidades de empreendedores surgiu após a percepção de que não bastaria mais disponibilizar um lugar para que o trabalho fosse executado, mas sim que fosse possível ajudar cada uma das artesãs a negociar seus produtos com o mercado. Ou seja, não somente ajudar no desenvolvimento das habilidades manuais, mas também nas técnicas de venda, gestão financeira e organização, além da possibilidade de aumentar as conexões entre as próprias artesãs.

Sobre a Escola de Artesãs

Atualmente a Escola está na sua oitava turma. Com bastante expertise, que foi conquistada ao longo desses anos, pode-se dizer que a cada nova turma, mais novidades vão surgindo. A última veio no ano passado: a Plataforma Asta. Dentro dessa plataforma online, qualquer artesão acessa os diversos conteúdos disponibilizados pela Escola de Artesãs.

Cada um dos conteúdos disponíveis para estudo na plataforma foram pensados com muito carinho e cuidado, visando o desenvolvimento do lado ‘empreendedor’ dos artesãos. Assuntos como canais de vendas, organização da produção, gerência de produção, além de dicas para a criação de uma coleção de produtos e também os tipos de formalização são alguns dos exemplos dos assuntos que podem ser encontrados na Plataforma.

Como a Plataforma Asta está disponível em site e aplicativo, fica mais fácil divulgar o conhecimento para artesãos que se encontram fora dos grandes centros comerciais. Isso torna possível aumentar ainda mais essa rede do bem, alcançando os pequenos produtores em regiões mais distantes.

Além disso, a Plataforma da Escola de Artesãs ajuda na conexão dos artesãos com o mercado comprador, isto porque após estudos de mercado, os responsáveis pela Plataforma perceberam que, para muitos compradores ao redor do Brasil, a dificuldade em encontrar artesãos fazia com que eles muitas vezes buscassem produtos em outras fontes, algumas inclusive fora do país. Por isso, dispor de um lugar que conectasse comprador-produtor, lojistas-marcas, se tornou também um dos propósitos da plataforma.

Como participar da Escola de Artesãs?

Qualquer artesão brasileiro pode participar da Plataforma Asta. Basta acessar www.plataformaasta.com.br ou fazer o download do app Plataforma Asta (disponível para Android e iOS), preencher o cadastro completo (não deixe nada em branco, se possível) e acessar o conteúdo exclusivo. Para as aulas presenciais, que utilizam os mesmos materiais disponíveis na plataforma, são selecionados artesãos que se encaixam nas necessidades que os financiadores passam para a Escola de Artesãs. O contato é feito através da própria Escola, buscando atender aos critérios estabelecidos.

 

A Rede Asta acredita no poder do artesanato, no valor das coisas feitas com carinho, dedicação e tempo. E, apesar de vivermos em uma era super tecnológica em que tudo é instantâneo, acredita-se que será justamente através da tecnologia que os artesãos terão mais acesso, conhecimento e visibilidade. E assim se propagará cada vez mais a valorização do feito à mão, da sustentabilidade e do slow fashion… e isso é tudo de Bemglô!

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux