MANIFESTO

O MANIFESTO ECOCIDADÃO é uma declaração pública de valores em comum de ecocidadania e compromissos com a natureza entre projetos e cidadãos que acreditam ter o poder em mãos para gerar ações e impactos positivos onde vivemos – o planeta Terra. Entendemos a Terra como um organismo vivo e complexo, onde todas as manifestações da natureza, incluindo os seres humanos, estão intimamente ligados e interconectados, de forma que toda ação, por menor que seja, gera reações em cadeia, sejam elas boas ou ruins. Há algum tempo que nossas ações, como sociedade, baseadas nos padrões de produção e consumo desenfreados, tem gerado impactos negativos irreversíveis à comunidade da vida e ao bem estar do planeta, a Mãe Natureza. Seja através de poluição química industrial que tem gerado desequilíbrios na temperatura, o aquecimento global, e nas dinâmicas do planeta, resultando em fenômenos extremos da natureza; ou, seja na produção desenfreada de resíduos sólidos e seu descarte indevido no meio ambiente, em rios e mares, nossa sociedade, e nós como cidadãos e parte desse organismo, estamos comprometendo a integridade dos ecossistemas fundamentais que sustentam a vida no planeta Terra. O sentimento de indignação da forma como estamos vivendo e nos relacionando com o ambiente, e a vontade de querer fazer algo para reverter nossa realidade gera em muitos um sentido de responsabilidade para com a comunidade da vida, e assim surge a Rede Ecocidadã. Uma Rede aberta e em construção que, atualmente, une os projetos Stand UPET, Bemglô, MaisTrilhas, VivaHoje, StoneHouse, e ONG Vagalume o Verde em um coletivo de mobilização de ações sustentáveis que busca empoderar os cidadãos da cidade do Rio de Janeiro em torno do que entendemos ser o nosso bem maior, a Mãe Natureza. Queremos nutrir o sentimento ecocidadão nas pessoas para que todos possam participar do ciclo da mudança. Através desse Manifesto, a Rede Ecocidadã convida você a fazer parte deste movimento de amor ao próximo, afinal, cuidar do planeta é cuidar de todxs.

VISÃO/PRINCÍPIOS

  • Respeito e compaixão com todas as formas de vida e ambientes naturais
  • Estabelecer conexões entre pessoas, projetos e ideias a fim de empoderar os cidadãos como parte fundamental na causa ambiental;
  • Promover hábitos harmônicos para com a natureza através do esporte, arte e cultura, explorando a sinergia horizontal entre os participantes da Rede;
  • Manter diversos canais de diálogo entre a Rede e a Sociedade através de Manifestos, Conteúdos midiáticos, Agenda de ações, e Artivismos para despertar a sensibilização e pertencimento ao meio ambiente.

MISSÃO

  • Listar princípios éticos relacionados a deveres, compromissos e ações dx ecocidadão
  • Fomentar espaços participativos

Acreditamos que podemos construir juntos o “Futuro que Queremos” e até 2020 poderemos usufruir de praias limpas no Rio de Janeiro e no mundo, apenas com a colaboração e participação de todos. Por isso este é um movimento ecocidadão, e estamos comprometidos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da agenda 2030 das Nações Unidas onde a Rede Ecocidadã trabalhará como catalisadora, promotora e integradora de ações.

NOSSAS AÇÕES


No dia do esportista (19/02) a primeira semente da Rede Ecocidadã foi plantada. 🌱 Artivismo e o #desafio1minuto deram início às ações que unem projetos e pessoas em torno do cuidado e da preservação do meio ambiente. Seja parte da solução! Faça o desafio, grave o seu vídeo e marque a #redeecocidada. Queremos ver todo mundo participando. Vamos juntxs começar a construir um mundo mais limpo e responsável. 💚 #LixoNãoÉSementeNo dia do esportista (19/02) a primeira semente da Rede Ecocidadã foi plantada. ? Artivismo e o #desafio1minuto deram início às ações que unem projetos e pessoas em torno do cuidado e da preservação do meio ambiente.

No dia do esportista (19/02) a primeira semente da Rede Ecocidadã foi plantada. 🌱 Limpeza de praia e Artivismo.
Seja parte da solução! 💚 #LixoNãoÉSemente

No último dia 23, a #RedeEcocidadã deu o seu primeiro passo: uma ação coletiva de limpeza de praia em Ipanema, em prol do bem estar ambiental, das praias e da conscientização.
Nos reunimos sob o sol de 7h da manhã para recolher o lixo, com gratidão e entusiasmo. Acreditamos no poder da soma, e de que juntos somos muito mais fortes. Fizemos a coleta e triagem (vidros, plástico, canudos e uma diversidade imensa de descarte inadequado), construímos cesto de lixo com garrafas PET, praticamos artivismo, yoga, e passamos a mensagem que acreditamos: Lixo não é semente!
Esta foi a primeira de muitas atividades que esperamos realizar no Rio de Janeiro e, por que não?, em outras cidades. A Rede Ecocidadã é para todos os que acreditam em um futuro melhor, mais justo e sustentável. O futuro é agora e não podemos mais adiar.

FAÇA PARTE DESSA REDE