Rovertraining – Você sabe a importância do movimento integrado?

Aqui na Bemglô, falamos sempre sobre os benefícios dos exercícios físicos para a saúde, assim como o de uma boa alimentação e de uma rotina saudável para a sua mente. E quando juntamos tudo isso em um único treino? Essa é a proposta do Movimento Integrado aplicado pela Rovertraining, uma escola de movimento e espaço de treinamento em saúde que é muito mais do que uma academia. Foi com a RT que a Gloria conheceu o Movimento Integrado e passou a aplicá-lo há cerca de 6 anos. O resultado foi um estilo de vida mais ativo, saudável, e o desenvolvimento de novos hábitos e formas de exercitar o corpo e mente.

Movimento Integrado: corpo, mente e hábitos

A proposta do Movimento Integrado é simples: um método de treinamento que exercite todo o corpo de forma integrada, e não com estímulos locais e isolados como os métodos tradicionais de treinamento se limitam a fazer. Sob essa perspectiva, os exercícios são vistos como “meios de cuidados pessoais”, e o foco está na saúde total do corpo, do organismo e da mente. Não há separação entre as partes. Todo o corpo dialoga com os exercícios. Quem explicou essa missão foi Rover Trindade, que comanda o projeto.

“A Rovertraining tem uma metodologia que acredita que nós, como profissionais do movimento, podemos pegar o essencial de cada atividade, de cada modalidade existente: do pilates, da musculação, do alongamento, da yoga, da meditação e respiração. Ou seja, integrar a parte neuromuscular com a parte sistêmica e a parte neural. Então temos que pensar, agir e se movimentar sempre com a cabeça dentro do treinamento.”

A dinâmica do Movimento Integrado e da Rovertraining segue os procedimentos essenciais para um treinamento adequado: avaliação física, entrevista, análise de hábitos, testes funcionais e observação atenta e regular. Só após este primeiro momento é que se desenvolve, de forma individual e personalizada, um plano de ação que atenda às expectativas de quem treina com as reais necessidades do seu corpo. Parte importante, também, é o comprometimento mental com cada passo do treinamento, se dedicando às atividades, sem pressa e no tempo apropriado, se estimulando com os movimentos e levando esses exercícios para as atividades rotineiras do dia a dia. Além, é claro, da formulação de novos hábitos alimentares, rotina de sono, descanso adequado, etc.

O Movimento Integrado, também, pauta-se nos estudos da cineantropometria, que avalia o corpo aliado ao seu movimento, crescimento e desenvolvimento natural. O termo surgiu com o pesquisador belga William D. Ross, que definiu a sua finalidade em 1978: “entender o movimento humano, no contexto do crescimento, exercício, desempenho e nutrição. Nós vemos sua proposta essencialmente através de suas aplicações na medicina, educação, e governo, respeitando os direitos individuais a serviço da humanidade”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Rovertraining, como contou o fundador Rover, surgiu com um projeto para uma sala de Pilates e tornou-se uma sala para treinamento personalizado, onde uniu seus estudos de Pilates aos treinamentos para resistência, de carga e de solo. A metodologia integrada que se desenvolveu, defende, é aberta e deixa a mente fluir, explorando uma riqueza de movimentos, métodos e acessórios muito maior do que seria possível no treinamento linear.

“A gente quando anda, corre, empurra, quando pega uma criança, quando está nadando ou correndo, a gente funciona; e o nosso mecanismo humano também funciona de forma integrada. A gente precisa ter uma certa comunicação tanto da parte proximal com a distal, estando em harmonia com nossos pilares de força: tronco, escápula (dois maiores ossos das costas) e quadril. Temos que buscar o equilíbrio das capacidades informacionais (mente) e condicionais (corpo). Elas têm que estar andando juntas.”

Sobre a experiência com a Gloria, após a indicação de um amigo quando ela buscava por um personal em uma nova unidade, ele conta:

“Ela chegou com um perfil estético dentro dos padrões normais mas não estava tão satisfeita; o processo de maturidade acontece naturalmente. Ela foi ficando cada ano melhor, não só da parte estética como da parte mecânica. Ela é uma pessoa que participa muito, bastante curiosa, e ela busca os porquês daquele movimento. E como eu gosto bastante da parte teórica, ainda que em 1 hora não dê para passar muito, começo a explicar e dar materiais para que ela se informe quanto aos objetivos que estou traçando para ela. (…) Ela teve um excelente resultado estético não só pelo treinamento físico mas também por ser uma pessoa com um perfil muito comprometido. Ela é muito disciplinada, busca se informar da parte alimentar, médica, e ela se envolveu muito, se aplicou muito ao longo desses anos.”

Por fim, o Movimento Integrado é aberto a todos, seja criança, adulto ou idoso. São exercícios que pensam o todo, que extrapolam a academia e são aplicados também nas atividades do dia a dia. É uma metodologia que convida todos a saírem do sedentarismo, se reavaliarem, e se colocarem dispostos a um novo estilo de vida. Confira abaixo um recado especial do Rover para todos vocês que acompanham a Bemglô:

Ficou curioso para conhecer mais dessa metodologia? Acompanhe a Rovertraining nas Redes Sociais! Confira o Instagram oficial e deixe seu like na página do Facebook.

Compareça também no coquetel de lançamento do novo espaço da Rovertraining! O evento será no próximo dia 13 (quinta-feira), às 19h30 no Sunplaza – Condomínio Americas Park, ao lado do Rio Design Barra.  Endereço: Avenida das Américas, 7935, loja 109, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. São todos bem-vindos!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux