Salvando vidas através da água

Salve, Glorioses. Vocês sabiam que é possível purificar a água através da luz do Sol? Pois é isso que a brasileira Anna Luisa Beserra não só descobriu como colocou em prática através do Aqualuz, um dispositivo que já levou água potável para mais de 260 pessoas no semiárido baiano.

A ideia surgiu há cinco anos, quando Anna ainda estava na faculdade. Ela se formou em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia e em setembro desse ano recebeu o prêmio Jovens Campeões da Terra, cedido pela ONU a invenções que podem revolucionar o planeta. A técnica do Aqualuz é muito simples, barata e durável.

No semiárido, a falta de água ainda é uma realidade penosa que afeta a vida de pelo menos 6 milhões de pessoas no Brasil. O único meio de se obter água nessas regiões é através da chuva, captada pelas calhas dos telhados. Porém, é neste trajeto que as águas se infectam até chegarem nas cisternas, onde são armazenadas.

É aí que o Aqualuz entra em ação. Ele bombeia a água dessas cisternas para uma caixa de inox com tampo de vidro. Neste dispositivo, a água fica por volta de duas horas sob luz direta do Sol, e o calor iminente, por meio da radiação ultravioleta e infravermelha, é capaz de eliminar todas as toxinas, desinfectando e tornando a água potável para uso humano.

A invenção é completamente aplicável e não utiliza qualquer outro ingrediente que não seja o vidro e a luz natural do Sol. Nessas regiões de calor intenso, não teria outra forma mais simples de se purificar a água como o método de Anna. Por isso, sua viabilidade é tamanha e traz esperança para outras regiões do país e mesmo continentes.

A meta da inventora é não só aumentar o número de pessoas beneficiadas aqui no Brasil, chegando a um milhão em cinco anos, como levar o Aqualuz para outros países da América Latina e África que sofrem deste mesmo triste cenário.

O principal é que através de fundos e doações, como a própria recompensa do Jovens Campeões da Terra, Anna já conseguiu levar água potável para grande parte dessas famílias de forma completamente gratuita, transformando a realidade de quem até 2019 não tinha garantia de receber água limpa, seja para sua alimentação ou higiene pessoal.

Anna Luisa Beserra investiu cinco anos de estudos para transformar a vida da população, e hoje, aos 21, merece colher todo reconhecimento e prestígio. Vamos nos inspirar e compartilhar o conhecimento jovem brasileiro? O apoio ao ensino e pesquisa pode realmente transformar vidas. Acesse o site de Anna clicando aqui.

.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux