Lixo: separação e reciclagem

Mesmo quem não tem uma coleta seletiva de lixo na porta de casa ou do condomínio pode começar a separar seus resíduos.

O lixo pode ser um luxo

É bem simples e hoje existem muitos locais que retiram ou que você mesmo pode levar. De cooperativas a postos de coleta em supermercados, shoppings ou outros locais aos quais vai sempre, recebem este lixo, que de lixo não tem nada. Garrafas de vidro, latas de alumínio, caixas, embalagens e papéis (limpos) de um modo geral, embalagens e outros materiais plásticos, tudo isso pode voltar para a cadeia de produção sem intoxicar nosso solo, nossos rios, nascentes e mangues.

E mais, óleo de cozinha, pilhas, resíduos altamente tóxicos já tem espaço para coleta nestes mesmos locais citados. Até farmácias hoje em dia recebem pilhas e outras baterias usadas.

É bem simples, assim que você usar as embalagens, passe uma água rapidamente para retirar os resíduos, deixe escorrer e separe num local ao lado do seu lixo comum. Nem é preciso separar cada um dos materiais neste momento. Algumas cooperativas recebem tudo junto. Nos postos de coleta há locais separados para vidros, metais, plásticos, papéis e outros. Como tudo vai estar limpo, não tem problema ficar alguns dias porque não vai ficar com cheiro ruim.

Cada um de nós , moradores de centros urbanos, produz em média cerca de 1,5 a 2,0 quilos de lixo por dia!!!! Que loucura né??

E ainda descartamos tudo isso bem ali do nosso lado, em aterros e outros locais ainda mais impróprios, pois apenas 3 % de todo o lixo produzido no país passa por algum tratamento.

Separando estes materiais que falamos aqui dá pra reduzir de cara, cerca de 35% do volume que você e sua casa gera.

Em um mês, numa casa com 3 pessoas, vocês deixarão de jogar na natureza cerca de 24 quilos de materiais que seriam lixo e serão reutilizados.

Que tal começar hoje?

assinatura-vicente-negrao

Carteira de Câmara de Pneu

Carteira de Câmara de Pneu

Comprar

 

 

 

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux