Sol – App de licitações para a agricultura familiar

Os estados da Bahia (BA) e Rio Grande do Norte (RN) foram pioneiros no investimento à tecnologia para facilitar os processos internos das cooperativas de agricultura familiar de ambos os estados. Agora, as organizações produtivas terão acesso a fornecedores de bens e serviços de todo o Brasil, essenciais para seu funcionamento, por meio do Solução Online de Licitação, o Sol, um aplicativo que facilita e condensa todas as etapas de aquisições em um procedimento totalmente digital.

A iniciativa, financiada pelo Banco Mundial, instituição internacional  voltada ao financiamento de projetos que contribuam com a diminuição da pobreza, tem como finalidade tornar mais rápido o acesso de agricultores familiares aos equipamentos e serviços necessários para o seu pleno funcionamento, sem abrir mão da segurança e confiabilidade do processo.

Por meio do aplicativo, cerca de 1.100 associações e cooperativas de ambos os estados poderão realizar licitações de aquisição de bens, serviços e obras relativas aos seus projetos. De outro lado, fornecedores desses serviços poderão também se cadastrar, acessar as oportunidades em andamento e enviar suas propostas. 

O sistema foi desenvolvido pela Caiena Tecnologia e Design, que garante a transparência desse processo e a segurança das informações por meio de uma base de dados blockchain, descentralizada e protegida de alterações na infraestrutura dos estados.  O sistema também facilmente identifica qualquer tentativa de invasão ou alteração dos dados, reportando e tornando a auditoria das compras ainda mais transparente.

Bahia Produtiva & Governo Cidadão

Mas atenção: para ter acesso à nova plataforma, é preciso ser uma cooperativa familiar beneficiária do programa Bahia Produtiva (BA) ou RN Sustentável – Governo Cidadão (RN). 

O Bahia Produtiva é um projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Por meio dele são financiados projetos de inclusão socioprodutiva, abastecimento de água, saneamento domiciliar e projetos voltados às comunidades de baixa renda da Bahia. “No total estão sendo beneficiadas 32.416 famílias e apoiados 862 subprojetos voltados para o fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas no Estado, qualificação de agroindústrias familiares e acesso ao mercado”.

Em paralelo, o Projeto RN Sustentável – Governo Cidadão é um projeto multissetorial que tem como foco principal o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte, reduzindo as desigualdades regionais e modernizando a gestão pública. Para isso, possuem as metas de “aumentar a segurança alimentar, o acesso à infraestrutura produtiva e o acesso a mercados para a agricultura familiar; melhorar o acesso e a qualidade dos serviços da educação, da saúde e da segurança pública; e melhorar os sistemas de controle de despesas públicas, dos recursos humanos e da gestão de ativos físicos, no contexto de uma abordagem de gestão baseada em resultados”.

O aplicativo é um dos resultados desses esforços e já podem ser baixado pela GooglePlay aqui (BA) ou aqui (RN), Se o seu celular não tiver o sistema Android (como Iphone ou Windows Phone), pode acessar a plataforma diretamente pelo site

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux