SOS Lagoas

SOS Lagoas

“Unidos vamos salvar as lagoas”. Esse é o lema do SOS Lagoas, projeto que desde setembro realiza ações mensais de limpeza das lagoas e margens que compõem o bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. No próximo dia 15, dezembro marca a quarta edição do mutirão de limpeza que reúne artistas, organizações e moradores em prol do meio ambiente.

Mais do que mutirões de limpeza, o SOS Lagoas tem  a proposta de ser um espaço de aprendizado e conscientização. Para isso, a sociedade é convidada a participar das ações e levar também as crianças para aprenderem a importância da natureza com essa experiência. Nesta quarta edição, o foco da limpeza será o Canal Marapendi, na altura do Posto 5 da Barra da Tijuca. O ponto de encontro será a Avenida Dulcídio Cardoso, às 10h da manhã, atrás do Condomínio Aldeia do Mar. A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente estará presente na ação com o Centro de Educação Ambiental de Marapendi e a campanha “Não alimente o jacaré”; uma forma de ensinar aos moradores sobre os animais que vivem nas lagoas e como conviver com eles.

A Barra da Tijuca é um dos bairros do Rio de Janeiro que mais cresceram nos anos 2000. Fundado em 1981, tinha cerca de 24 mil habitantes e em 2010 esse número ultrapassa 135 mil moradores. Isso porque a região, banhada pela Praia da Tijuca, diversas lagoas e muito verde, tem terrenos suficientes para diversos empreendimentos imobiliários. Tamanho desenvolvimento, portanto, são uma constante ameaça ao bioma local e ações de preservação e limpeza são de extrema importância para manter viva a fauna e flora e educar os novos moradores que cada dia a mais chegam no bairro.

Sobre o SOS Lagoas

O SOS Lagoas é um dos projetos que atuam no bairro e compartilham dessa missão. Eles possuem uma Página do Facebook, onde concentram as principais informações do grupo, fotos dos encontros e divulgam as próximas ações. O projeto também lançou um questionário online para avaliar o conhecimento e comportamento dos moradores sobre o próprio lixo. Se você é morador da Barra da Tijuca, participe aqui.  

Na terceira ação do projeto, 35 voluntários retiraram 50 sacos cheio de lixo do Canal de Marapendi, enviados para reciclagem através da empresa Minha Coleta. A van de Educação Ambiental Itinerante, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, também esteve presente com material didático especial para o público infantil. Por isso, participe e não deixe de levar as crianças.

“Nossas lagoas podem ser salvas, podem nos proporcionar lazer, tempo livre de qualidade, transporte, turismo, esportes náuticos…Mas para isto precisamos nos unir, nos comprometer em cuidar do lixo que geramos, fiscalizar o destino do nosso esgoto e jamais desanimar”, consta a página do projeto no Facebook.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ainda que você não seja morador da Barra da Tijuca, participe dessa ação tão importante para o meio ambiente da Cidade Maravilhosa. O Rio de Janeiro só continuará sendo maravilhoso com a ajuda de todos os moradores. Então não se esqueça: 15 de dezembro, às 10h,  na Avenida Dulcídio Cardoso atrás do Condomínio Aldeia do Mar. Podemos contar com a sua presença?

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux