Sua própria massa fresca: Talharim

A massa de talharim tem origem no norte da Itália, mas é popular em todo o mundo e principalmente no Brasil. Por ser leve e neutra, combina com diversos molhos, e quando é fresca fica mais gostosa ainda. Para um almoço de domingo bem fresquinho, ensinamos abaixo uma receita descomplicada dessa massa, com direito a dois molhos especiais. Confira:

Massa de Talharim descomplicada

Ingredientes:
Farinha de trigo
Ovo
Água

Talvez você não imaginava, mas com apenas farinha e ovo você consegue preparar em casa a sua massa de macarrão. Para 100 gramas de farinha, 1 ovo. Se você quiser um pouco mais de sabor, pode utilizar só a gema. E para porcionar, conte 100 gramas de farinha por pessoa.

Preparo: Despeje ¾ da farinha de trigo em uma superfície lisa, fazendo um montinho e abrindo um buraco ao centro. Dentro dele, coloque as gemas necessárias. Então vá misturando com as mãos até alcançar o ponto de uma massa bem lisa. Acrescente o restante da farinha aos poucos, e, se for necessário, acrescente bem aos pouquinhos água em temperatura ambiente para dar um ponto mais macio para esticar.

Quando conseguir uma bola de massa bem lisa e macia, utilize um rolo untado com azeite para abrir a massa e cortar as tiras com o auxílio de uma faca. Nessa hora você pode escolher a largura, ou utilizar uma máquina própria para isso. Para cozinhar não há segredo: água fervente até ficar al dente.

Molho sugo

O molho sugo é o tipo de molho base da cozinha italiana. Não tem segredo além do bom cozimento de tomates frescos. É ideal para receitas rápidas, simples, mas cheias de sabor. Além de uma alternativa perfeita aos molhos industrializados. Confira.

Ingredientes
6 tomates
4 dentes de alho
Azeite
Manjericão
Louro
Pimenta do reino
Sal

Preparo: Tire as cascas e a semente do tomate, então leve à panela com azeite e alho. Deixe cozinhar em fogo médio até que os tomates desmanchem por completo, formando um molho grosso. Acrescente folhas de manjericão, louro, sal e pimenta a gosto. Se necessário, acrescente um pouco de água mas deixe no fogo até reduzir bem.

Molho pesto

O molho pesto é uma receita italiana tão tradicional como o sugo. É uma pasta bem cremoso à base de manjericão e ideal para refeições rápidas como macarrão, grelhados, sopas e mesmo saladas.

Ingredientes:
Manjericão fresco
4 dentes de alho
3 colheres de chá de nozes (ou pinoli) sem casca
100g de queijo parmesão ralado (ou pecorino)
Azeite
Sal
Pimenta do reino

Preparo: Amasse o alho, acrescente sal e misture bem. Triture as nozes no processador e junte ao alho com sal. Pique as folhas de manjericão em pedaços pequenos e leve à mistura. Então acrescente o queijo e misture tudo até obter uma pasta homogênea. Por último, tempere com pimenta.

Com massa fresca e duas opções de molho você terá um almoço de domingo tradicionalmente italiano e cheio de sabor. Não deixe de fazer em casa!

Comprar

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux