Sustentabilidade: passos para o futuro

sustentabilidade

Hoje é praticamente impossível pensar futuro sem pensar também a sustentabilidade. Nós já consumimos mais do que a Terra pode produzir em recursos naturais e essa é uma notícia que me assusta. Pensando nisso, ser sustentável é ser responsável pela conservação da vida. No dicionário, a definição de sustentabilidade é clara: “suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras”. Mas que geração futura é essa que queremos?

 

Sustentabilidade e ação

Em 2015 a ONU e 193 países se uniram em um plano para mudar o mundo até 2030. São 17 objetivos bem amplos para o desenvolvimento sustentável. A erradicação da pobreza, da fome, o incentivo à energia limpa, a preservação da vida na água e a produção responsável com o meio ambiente são alguns desses passos. A partir desse compromisso o Brasil criou, no ano passado, a Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável justamente para colocar esses objetivos em ação.

E como contribuímos com isso? Buscando informação, utilizando as redes sociais para potencializar essa luta a nosso favor, conhecendo projetos sustentáveis, cobrando as instituições públicas e participando das ações coletivas… o importante é perceber que podemos somar com este movimento.

A pauta da sustentabilidade está com as organizações sociais como também está na moda, na tecnologia, no empreendedorismo. Bemglô, Ciclo Orgânico, Rede Asta, Menos 1 Lixo, Pano Social, o SustentAraras da última Quarta Gloriosa… são todos exemplos de marcas, organizações e projetos que vivem e trabalham a favor da sustentabilidade nas mais diferentes áreas.

O nosso papel é apoiar e levar essas discussões para todos os espaços. Falar sobre sustentabilidade em casa, no ambiente de trabalho, cobrar o nosso município por coleta de recicláveis, banir já as sacolas e canudos plásticos, sacolas e copos descartáveis… São campanhas e atitudes que merecem o nosso empenho.

Os passos para o futuro que nós acreditamos e defendemos são passos de consciência, responsabilidade, afeto e principalmente de entusiasmo por um futuro melhor. É esse o sentimento que eu e a Bemglô compartilhamos em nossas pautas, produtos sustentáveis e projetos que valorizamos. E as Quartas-Gloriosas de agosto foram especiais porque trouxemos a sustentabilidade definitivamente para o centro do nosso debate, e fizemos isso juntos com vocês.

Que este seja sempre um espaço para a troca e o aprendizado. Espero vocês em setembro!

 

Beijos,

 

 

Comprar

 

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux