Tarsila do Amaral

Batom Líquido Matte Bemglô

Batom Líquido Matte Bemglô

Comprar

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, em 1 de setembro de 1886. Estudou no Colégio Sion, em São Paulo, e depois completou seus estudos em Barcelona (Espanha). Desde então, Tarsila sempre demonstrou muito interesse pelas artes plásticas e aos 16, pintou seu primeiro quadro intitulado Sagrado Coração de Jesus.

Mais tarde, casou-se com André Teixeira Pinto e teve sua única filha, Dulce. Após a separação do casamento, começou a estudar escultura e aos 31 iniciou os estudos de técnica de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).

Retornou ao Brasil em 1922, formando o importante “grupo dos Cinco” na Semana de Arte Moderna junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Em 1923, retornou para a Europa tendo vários contatos com artistas e escritores ligados ao modernismo europeu. Pintou suas obras mais importantes, dentre elas Abaporu e Operários, entre os anos 20 e 30.

Nos movimentos Pau-Brasil e Antropofágico, Tarsila defendia a estética brasileira, mesmo que os artistas tivessem aprendido bastante com a arte europeia. Em 1926, casou-se com Oswald de Andrade, se separando 4 anos depois. Mais tarde, trabalhou como colunista nos Diários Associados, grupo de mídia que desenvolvia jornais, rádios e revistas.

Tarsila faleceu em São Paulo, no dia 17 de janeiro de 1973. Sua obra é de extrema importância para a arte e cultura brasileira, pois enfatiza características brasileiras com muita beleza.

Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886. Sua obra é rica em cores vivas, influenciada pelo cubismo (com formas geométricas) sempre abordando temas sociais, cotidianos e paisagens típicas do Brasil.

Esperamos que tenham gostado!

Até a próxima!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux