Terapias na água para relaxar

Terapias na água

Nosso principal tema neste mês tem sido a água e em como podemos aproveitar melhor este recurso natural que é tão precioso. Afinal, a água é fonte de vida! E se dependemos dela para viver, também podemos aproveitá-la para melhorar ainda mais a nossa qualidade de vida. A água não ajuda só a nossa hidratação, ou no om funcionamento do nosso organismo, mas as terapias na água também ajudam no relaxamento, na prevenção de doenças e diminuição de dores.

Conhecendo algumas terapias na água

Hidroterapia

Também conhecida como fisioterapia aquática, a hidroterapia é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com uma água bem morninha (34º e média, para acelerar a recuperação de lesões e até de pacientes com artrite, artrose ou reumatismo, além de pessoas com problemas ortopédicos, lesões musculares, dificuldade respiratória e problemas neurológicos. Até as futuras mamães que estão gravidinhas podem aproveitar os benefícios da hidroterapia! Isto porque ela é usada para melhorar a circulação do sangue, reduzir o inchaço das pernas e diminuir a dor nas costas, pés e joelhos. Mas isso tudo, só com a indicação dos respectivos médicos, ok?

Watsu

É uma forma de aquaterapia utilizada para profundo relaxamento e como uma terapia aquática passiva. Funciona como um “shiatsu aquático”, consistindo na realização de sessões onde um médico ou terapeuta suavemente realiza movimentos, alongamentos e massagens no paciente em uma água morna na altura do peito. O Watsu permite uma conexão significantemente mais profunda com a nossa essência. É uma técnica que proporciona resultados terapêuticos específicos e a cura em muitos níveis. Há vários benefícios físicos como o relaxamento, alongamento, ganhos de amplitude e benefícios no âmbito emocional e psíquico. Essa terapia na água deliciosa é indicada contra ansiedade, depressão e insônia e ajuda a aliviar dores musculares. E quem não sabe nadar pode ficar tranquilo: o corpo fica o tempo todo na superfície da água, não submerso.

Método Halliwick

O Método Halliwick nasceu em Londres, no ano de 1949, em uma escola para meninas chamada Halliwick. No início, o método tinha com enfoque na instrução e proficiência na técnica de natação. Mais tarde, foi aceito como uma prática clínica utilizada em tratamento em vários tipos de deficiência física. Com o passar do tempo, foi se apoiando em princípios científicos da hidrodinâmica e biomecânica, e atualmente é um processo em que o paciente trabalha a respiração, equilíbrio e controle dos movimentos. Isso ajuda a melhorar o aprendizado motor e a independência funcional, tornando a pessoa melhor preparada para iniciar movimentos e atividades que ela não consegue ou não pode realizar no solo.

Relaxamento aquático integral

É uma técnica que utiliza as propriedades da água aquecida (entre 33º e 35º) para ter efeitos super relaxantes no Sistema Nervoso Autônomo. Durante os exercícios, realiza-se a rotação e o alongamento do tronco, com movimentos rítmicos e repetidos, diminuindo os estímulos visuais, auditivos e sensoriais. É uma técnica indicada para pessoas com problemas ortopédicos, após cirurgias da coluna vertebral, lombalgia, lesões por esforços e doenças ocupacionais. Consulte seu médico, e mergulhe (literalmente) nessa experiência!

“Banho de mar”

É uma terapia que consiste na imersão em uma banheira de hidromassagem com água enriquecida com algas em gel, sais e oligoelementos que reproduzem as propriedades do ambiente marinho. Os jatos de água, direcionados para pontos vitais do organismo, atuam como uma massagem relaxante, ativam a circulação e auxiliam na desintoxicação do corpo. O banho também se vale da cromoterapia, pois acontece em ambiente com luzes coloridas que contribuem para equilibrar o organismo.

 

 

As terapias na água são ótimas opções para quem precisa movimentar o corpo sem causar impactos que normalmente os exercícios em solo podem infligir. Elas são verdadeiros bálsamos para o corpo e alma, nos permitindo uma melhor conexão com a nossa essência, além de nos ajudar a cuidar da nossa saúde, deixar a pele mais bonita e ajudar a relaxar do stress e do cansaço. Aproveita essa dica e comece já a cuidar de você mesmx!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux