Tingimento natural: Conheça a Mattricaria

Tingimento Natural - Mattricaria

Já falamos aqui no blog sobre os perigos que o tingimento das roupas causa ao meio ambiente. O tingimento têxtil sintético produz, em muitos dos casos, poluição e desperdício. Na China e em outros países asiáticos, por exemplo, essa indústria chega a produzir bilhões de litros de águas residuais contaminadas quimicamente, aproximadamente 40% de todos os produtos químicos de tinturas do mundo. As águas residuais destas fábricas são despejadas, frequentemente sem tratamento, em rios que levam seu conteúdo tóxico ao mar, onde se espalham por todo o planeta. Tudo isso só reforça a necessidade de procurarmos hábitos mais sustentáveis e ecológicas, além de mais simples e eficazes, como o tingimento natural de roupas.

Pensando em minimizar esse problema, e visando comunicar sobre uma perspectiva da necessidade de modificar a maneira como produzimos e consumimos, a mestre em desenvolvimento sustentável na indústria da moda pela University of Arts London e consultora em ética e sustentabilidade com foco em moda Maibe Maroccolo criou a Mattricaria.

Maibe mesclou o conhecimento que adquiriu durante seus anos de estudo e pesquisa na Europa com a experiência que já possuía com a utilização de plantas tintoriais tradicionais do Brasil. Com isso, a Mattricaria busca criar alternativas e difundir o conhecimento sobre a moda sustentável e a slow fashion, educando artesãos, designers e o público em geral. Entre os materiais utilizados estão resíduos comuns das residências, como casca de cebola, espinafre, café, hortelã e chá preto, além de parcerias com estabelecimentos que fornecem matéria prima, como cascas de alimentos e serragens de madeiras.

Mattricaria | Respeitando o tempo de cada coisa from mattricaria on Vimeo.

Mattricaria: matérias-primas locais para o tingimento natural

Como o projeto busca conhecer e utilizar as matérias-primas locais, o processo todo acaba por ser personalizado, autoral e em pequena escala. Ou seja: único! Além disso, a Mattricaria não cultiva as plantas, então são necessárias parcerias que possibilitem o acesso à matéria-prima, como parcerias com mercados que fornecem cascas de cebolas e produtores que fornecem cascas de romã, o que torna tudo ainda mais sustentável.

E justamente pela produção que respeita o “tempo das coisas” é que esse projeto é tão importante, pois levanta um questionamento fundamental para os dias de hoje: o hiperconsumismo e os danos que causa ao nosso meio ambiente. O tingimento natural mostra que podemos ter peças únicas, estilosas, mas que para isso devemos respeitar o tempo da produção e valorizar tudo o que antes poderia ser descartado, evitando o desgaste da nossa natureza.

Uma outra iniciativa bacana da Mattricaria é o projeto “Qual a cor da sua cidade?”, que reúne pesquisadores e colaboradores em todo o Brasil para mapear, registrar e conhecer mais a fundo o universo dos pigmentos naturais de diversas cidades brasileiras e seus resultados em fibras têxteis. Os colaboradores do projeto são convidados a pesquisar e analisar as plantas predominantes da cidade, enviar amostras coletadas e testes do potencial tintorial, compartilhando o conhecimento com a rede participante da iniciativa. Para conhecer mais sobre essa iniciativa super bacana, basta acessar: http://www.mattricaria.com.br/pesquisa/

Sobre as Oficinas e cursos oferecidos

No começo, a proposta da Mattricaria era de realizar a estamparia e o tingimento natural de roupas, produzidas dentro dos conceitos do slow fashion. Mas, pouco a pouco, foi surgindo a necessidade de contar como esse processo era realizado. Daí surgiu o circuito de oficinas, que permite que outros produtores e também consumidores sejam protagonistas do processo criativo, fortalecendo sua conexão com a natureza.

De acordo com os idealizadores, as oficinas são importantes para agregar valor aos produtos que são manuseados, seja para o próprio uso ou para a comercialização. Além de enriquecer o trabalho de artesãos e designers, muitas peças que seriam descartadas em casa podem ganhar nova roupagem com a prática do tingimento natural. O contato com esse conhecimento promove o consumo consciente e a conexão com técnicas práticas de pigmentação natural, sua relação com a moda e como isso pode ser colocado em prática no mercado.

Os cursos, que acontecem inclusive online, são incríveis. E recentemente, foi lançado também o serviço de tinturaria natural, com a intenção de fortalecer a preservação dos métodos tradicionais têxteis e ampliar o acesso aos benefícios do tingimento natural. Confere só o que vai rolar:

Oficinas Presenciais – Programação:

BRASÍLIA – Oficina de Tingimento Natural com as cores do Cerrado

As oficinas, de quatro dias de duração – totalizando 16 horas de curso – serão ministradas de 22 a 25 de maio, de 12 a 15 de junho e de 17 a 20 de julho, em Brasília, com oito vagas para cada rodada e participação gratuita. As inscrições estão abertas a partir do dia 15 de abril pelo site www.mattricaria.com.br/. A iniciativa tem como objetivo a sensibilização de artesãos, designers e do público geral sobre a necessidade de modificar a maneira como são utilizados os corantes e pigmentos em produtos têxteis. Esta edição do projeto é acompanhada por uma intérprete de libras, que possibilita aulas inclusivas.

SÃO PAULO – Oficina de Pintura com Tintas Naturais 01/06

Utilizando plantas locais, corantes caseiros e extratos naturais, você vai ganhar conhecimento e experimentar desenvolver suas próprias tintas naturais e sua aplicação em tecido.

Seguindo as técnicas dessa oficina, você vai poder mascarar manchas desagradáveis em tecidos usando o poder tintório de plantas. Este projeto é para quem quer criar e experimentar cores naturais sem causar danos ao planeta ou ao seu corpo. Nenhum conhecimento prévio sobre têxteis ou corantes é necessário. Os participantes sairão com suas próprias composições de pintura originais em materiais naturais, e todas as informações necessárias e receitas para recriar a técnica em casa!Você irá aprender todos os processos para elaborar sua própria cartela de pigmentos e tintas naturais e sua aplicação em tecidos. + info e inscrições: http://www.mattricaria.com.br/loja/cursos-presenciais/oficina-de-pintura-com-tintas-naturais-sao-paulo

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

De acordo com Maibe: “Existe uma relação entre a prática do tingimento natural e o contato com a natureza: é uma forma de se conectar com as plantas da sua região, do seu bairro. Na própria rua, na quadra, é possível encontrar plantas que muitos não conhecem as propriedades tintoriais. Então, a oficina permite você conhecer e se conectar com o que está ao seu redor”.

Aproveite e se jogue nessa ideia também! O tingimento natural de cada peça tem resultados únicos, onde cada um coloca um pouquinho da sua essência e história nas peças de roupa.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui. Aproveite e confira a biblioteca virtual, que conta com muitas informações gratuitas!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux