Tintas Naturais e Orla Atins

tintas naturais

No último dia 25, a pousada Orla Atins, no vilarejo de mesmo nome no município de Barreirinhas (Maranhão), apoiou uma Oficina de Pintura Intuitiva, cujo material utilizado foram tintas naturais. Como esclarece Jhon Bermond, facilitador da atividade, “tinta natural é tudo o que tem pigmentação na natureza e que pode ser extraída conscientemente para diversos usos”, como frutos, legumes, verduras e minerais. A atividade aconteceu na Escola Municipal Jose Serejo de Carvalho e teve como público principal os alunos e professores da rede de ensino.

Arte e Sustentabilidade

Korina Correa, advogada e militante ambiental “por uma Barreirinhas sustentável”, como ela mesma destaca, foi um dos nomes por trás da oficina. Foi dela que partiu o convite para o designer e ilustrador Jhon Bermond e instituições parceiras como a Orla Atins. Barreirinhas é uma das cidades que compõem o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Já falamos sobre os Lençois aqui no blog (Leia http://blog.bemglo.com/dicasdagloria-lencois-maranhenses/).

Korina conta que a oficina em Atins foi uma de quatro oficinas realizadas por toda Barreirinhas: “A proposta é que anualmente possamos realizar oficinas de troca e valorização de saberes e conhecimentos que despertem a consciência ecológica, social, justa e ambientalmente sustentável”.

Conheça mais sobre as tintas naturais

Também em um movimento sustentável, o artista Jhon Bermond explica que as tintas naturais não oferecem qualquer malefício à saúde. Pelo contrário: “Diferente das tintas tóxicas, pintar naturalmente faz com que possamos nos conectar com a natureza a partir do olfato, tato e paladar. Além da reeducação alimentar, ao ter esse contato direto com o alimento, criando-se um vínculo com o mesmo”. Jhon, nascido no Espírito Santo, conta que foi na região serrana do Rio de Janeiro que entrou em contato com as tintas naturais, quando buscava se desconectar do estresse da capital carioca. “Me reconectei com a natureza e vivenciei de perto a permacultura, buscando outras alternativas de focalizar e empoderar os conhecimentos, sempre trabalhando com e não contra a natureza”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tanto Jhon como Korina e a própria Orla Atins são nomes que buscam valorizar a cultura local e defender Barreirinhas enquanto uma região de rica natureza. Aqui na Bemglô, acreditamos serem essenciais uniões como essas, que ligam as pessoas à arte para falar e praticar a consciência ambiental. Korina fala muito bem sobre a importância da ação em coletivo: “Despertar e incentivar a parceria do empresariado local para juntos construirmos um Atins melhor, com respeito aos saberes da comunidade resgatando técnicas milenares como a proposta pela oficina”.

Para conhecer mais do trabalho de Jhon, clique aqui. Também acompanhe a Orla Atins no Instagram clicando aqui.

 

 

Coração Amor em Linhas

Coração Amor em Linhas

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux