Três variações de Escondidinho

escondidinho

Escondidinho é um prato tipicamente brasileiro, nordestino, e consiste em um recheio de carne (geralmente carne-de-sol) coberto com purê de aipim. Com o tempo, o prato se espalhou pelo país e ganhou diversas versões. Confira abaixo três dessas adaptações.

Escondidinho: três formas de fazer

Escondidinho de carne seca com abóbora

Guia da Cozinha

Ingredientes
800g de carne-seca dessalgada
250g de queijo mussarela fatiado
2 xícaras (chá) de abóbora cabotiã
2 cebolas
1 tomate
1 dente de alho
1 pote de requeijão cremoso (200g)
1/2 xícara (chá) de creme de leite
Sal e cheiro-verde picado a gosto
Azeite

Preparo: Em uma panela, doure a cebola com azeite. Então acrescente a carne seca desfiada com o tomate, sal e cheiro-verde. Deixe refogar bem. Enquanto isso, em outra panela, refogue a abóbora com azeite e alho até desmanchar. Então acrescente o creme de leite e a manteiga, mexendo bem até ficar em uma consistência de purê. Para a montagem, faça uma cama de abóbora, cubra com fatias de queijo, recheie com a carne seca, cubra com uma camada de requeijão e mais uma de purê. Finalize com mais uma camada de mussarela e leve ao forno médio até gratinar.

Escondidinho vegetariano

Ingredientes
4 batatas
1 berinjela
1 abobrinha
1 pimentão
2 dentes de alho
100 g de queijo ralado
70 g de margarina
1 cebola
1 xícara (chá) de molho de tomate
Azeite
Sal
Orégano e pimenta a gosto

Preparo: O primeiro passo é preparar o purê. Cozinhe as batatas, amasse e acrescente a margarina. Enquanto isso, em uma panela, refogue o alho, a abobrinha e a derinjela até ficarem al dente. Então acrescente a cebola, pimenta, orégano e sal. Refogue até que os vegetais fiquem dourados e macios. Monte colocando uma camada de purê, o recheio e mais uma camada de batata. Cubra tudo com o queijo e leve ao forno apenas para gratinar.

Escondidinho de frango com queijo

Diário Gaúcho

Ingredientes
200g de creme de queijo minas frescal
4 batatas-doces
1 peito de frango sem pele e sem osso
1 folha de louro
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 tomate
1 pacote de queijo parmesão ralado
Azeite
Orégano, tomilho e alecrim
Sal

Preparo: Cozinhe as batatas-doce por cerca de 50 minutos, até ficarem macias. Então amasse-as, passe por uma peneira, junte 1 colher de creme de queijo e finalize com sal. Misture o restante do creme de queijo com tomilho e alecrim e reserve. Para o recheio, cozinhe o peito de frango com a folha de louro e desfie. Refogue com azeite, cebola, alho, tomate e tempere com sal e orégano. Acrescente 1/2 xícara de água (se necessário) e deixe cozinhar por mais três minutos. Para montar, espalhe o recheio, faça uma camada com o creme de queijo e cubra tudo com o purê. Finalize com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Depois dessas opções, não tem porquê não fazer em casa. Seja de carne, frango ou vegetariano, experimente e depois volte para contar o resultado!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux