Três variações de feijoada

feijoada

Arroz branco, farofa e a malagueta; a laranja-bahia ou da seleta. Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão. E vamos botar água no feijão”. Em Feijoada Completa, Chico Buarque já deu os passos para a receita mais típica do Brasil. O prato, na verdade, tem berço europeu e varia desde o cozido português ao cassoulet da França, sempre um guisado de feijão com carnes e às vezes acompanhado com arroz.

Na versão brasileira, o guisado é feito com feijões pretos e as carnes são diferentes cortes de porco e boi. O acompanhamento inclui arroz branco, couve refogada, farofa e laranja. Mas além da receita tradicional, é também possível encontrar diversas variações e releituras do prato. Confira abaixo alguma dessas novas formas de levar a feijoada à mesa.

Reinventando a feijoada

Bolinho de feijoada

Imagem: Guia da Cozinha

Que tal transformar o guisado em um bolinho, mantendo todo o sabor de uma feijoada tradicional?

Ingredientes
2 litros de água
500g de feijão preto
300g de farinha de mandioca
250g de bacon
100g de carne seca dessalgada
100g de lombo dessalgado
100g de costelinha dessalgada
5 dentes de alho
3 folhas de louro
2 maços de couve
1 lingüiça calabresas
1 paio
1 colher de polvilho azedo
azeite
sal a gosto
farinha própria para empanar

Preparo: O primeiro passo é preparar o feijão. Coloque a água e o feijão em uma panela de pressão. Adicione a carne seca, o lombo, a costelinha, a linguiça e o paio. Todos cortados em cubinhos. Junte as folhas de louro deixe cozinhar em fogo médio por 1 hora após pegar pressão. Depois, transfira tudo para o liquidificador e bata aos poucos. Enquanto isso, em uma panela, aqueça o azeite e doure 3 dentes de alho. Junte o feijão batido e tempere com sal. Aos poucos, acrescente a farinha de mandioca até formar um tutu de feijão. Deixe ele esfriar e junte o polvilho azedo. Com as próprias mãos, trabalhe a massa até ficar bem lisinha.

Com a massa pronta, vamos para o recheio: doure o bacon em cubinhos e 2 dentes de alho em uma panela. Acrescente a couve e tempere com sal. Com a massa morna, abra discos na palma da mão, coloque um pouco da couve com bacon ao centro, e feche bem, dando forma ao seu bolinho. Passe na farinha para empanar e frite em óleo bem quente.

Feijoada vegana

Imagem: GShow

A feijoada é o prato mais popular na mesa do brasileiro, até mesmo na mesa de quem não consome mais carnes.

Ingredientes
2 xícaras de feijão preto;
1 xícara de abóbora japonesa em cubo
1 xícara de inhame em cubo
1 xícara de tofu em cubo
10 quiabos cortados
5 dentes de alho
4 colheres de azeite
2 folhas de louro
2 tomates em cubos
1/2 cebola picada
Tomilho
Pimenta do reino
Sal

Preparo: O ideal para essa receita é que deixe o feijão de molho de 8 a 12 horas. Deixe durante a noite anterior. No dia seguinte, coloque o feijão e o tofu em uma panela de pressão. Junte as folhas de louro, cubra com água e coloque sal. Quando pegar a pressão, deixe cozinhar por 20 minutos. Em uma panela a parte, cozinhe o inhame, a abóbora e o quiabo. Depois, aqueça o azeite e doure o alho com a cebola, e refogue os vegetais já cozidos. Junte o feijão a essa mistura e deixe cozinhar em fogo médio por mais 5 minutos. Tempere com tomilho, pimenta e acerte o sal.

Feijoada de frutos do mar

Imagem: FoodNetwork

A base para uma feijoada é o guisado de feijão, tendo carne ou não. Nessa versão, as carnes vermelhas são substituídas por frutos do mar. Aprenda.

Ingredientes
5 Tomates sem pele
3 Tomates comuns
3 dentes de alho
3 postas de peixe Dourado
2 Tabletes de caldo de peixe
1 Cebola
1 Pimentão Verde
1 Pimentão Amarelo
500g de Feijão Branco
450 ml de leite de Coco
250g de Camarão Rosa
200g de Lula em anéis
150g de Marisco
100g de Vongoli
Sal a gosto
Azeite
Salsinha e cebolinha

Preparo: Cozinhe o feijão branco na pressão por 25 minutos. Em outra panela, com azeite, refogue o alho, a cebola, os tomates comuns e os pimentões. Bata os tomates sem pele em um liquidificador e junte ao refogado com os tabletes de peixe, o leite de coco e a salsinha e cebolinha. Misture tudo. Nesse molho, acrescente as postas de peixe e deixe cozinhar por 8 minutos. Em seguida junte todos os frutos do mar e deixe ferver por 10 minutos. Acrescente o feijão branco ao final, misture bem, e acerte o sal.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux