Turismo responsável, ecológico e ético

turismo responsável

O planejamento de uma viagem nos remete sempre à diversão, à aventura e à experiência que podemos ter com o turismo em um determinado lugar. Porém, saiba que essa jornada pode significar algo que vai muito além dos planos mais tradicionais. Questões políticas e sociais são itens importantes para quem pretende realizar uma viagem e ter uma experiência completa e rica.

Viagem e o turismo responsável

O turismo é uma atividade econômica importante em qualquer lugar e interfere na indústria e na economia, o que acaba influenciando o mundo, mesmo que a longo prazo. Portanto, a nossa responsabilidade enquanto cidadãos é ter consciência em todos os momentos, até na hora de descansar. A prosperidade do setor de turismo não precisa se dar à custa de impactos ambientais.

Muitas atividades turísticas são prejudiciais ao meio ambiente e se o país não toma as devidas providências, esse impacto é potencializado. Ainda existe a questão social e política, que pode ser consultada em uma lista feita pela Ethical Traveler, organização sem fins lucrativos, que anualmente recomenda os dez países mais éticos a serem visitados. Essa lista levanta dados como índice de analfabetismo, saneamento básico, liberdade de imprensa, desigualdade social e direitos humanos.

A seguir, confira os países que são destaque em alguns quesitos

Social

Nesse quesito, os itens avaliados são o bem estar social, acesso à água potável, a mortalidade infantil, saneamento básico e gestão agrícola. As Ilhas Maurício se destacam com excelentes índices de desenvolvimento humano, que são inclusive superiores a média mundial. A Letônia e Lituânia também receberam uma boa pontuação de acordo com o índice GINI, usado pelo banco Mundial para medir a desigualdade social.

Meio Ambiente

No quesito meio ambiente os países africanos da lista são bem avaliados. Cabo Verde já fez investimentos em energia renovável, aumentando sua capacidade de produção e diminuindo sua dependência dos combustíveis fósseis. Outro país que também sai na frente é Gana, que estabeleceu novos impostos para estabelecer o preço adequado ao capital natural e ambiental, preservando o meio ambiente.

Em Costa Rica, a remoção das barbatanas de tubarão foi proibida e os países Palau, Samoa e Ilhas Maurício são lugares com muito desenvolvimento sustentável, promovendo respeito ao meio ambiente e turismo responsável.

Este tipo de posicionamento deve existir em todos os países para aumentar a conscientização e evitar estragos ecológicos antes que a nação se destrua em um futuro não muito distante.

Escolha seu destino, pratique um turismo consciente e boa viagem!

Colar Energia Aberta Bemglô

Colar Energia Aberta Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux