Verde SP: Viveiros de Árvores em São Paulo

Salve, Glorioses. A inspiração de hoje para pensarmos os Objetivos 11 e 12 da Agenda 2030 da Onu, que tratam especificamente da sobrevivência dos centros urbanos, vem de um grupo de voluntários que ajudam São Paulo, a cidade que mais sobre com a poluição do ar, a respirar. O Coletivo Pedra 90 é um dos projetos  que, felizmente, se multiplicam na capital. Através do plantio de árvores, trabalham ao mesmo tempo a conscientização e a restauração ambiental. O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode conhecer, aprender e participar. 

Em setembro, a ONU organiza a Cúpula sobre Ação Climática, em Nova York, e o secretário geral António Guterres foi taxativo ao fazer um alarmante anúncio este ano: “Se não adotarmos ações sobre mudança climática agora, estes eventos meteorológicos extremos serão apenas a ponta do iceberg. E este iceberg também está derretendo rapidamente”.

Plantando a solução

O Coletivo Pedra 90 também coordena três viveiros em São Paulo, obedecendo a um ciclo sustentável. Se você mora na zona leste, tem a Horta das Flores, no bairro da Mooca, que é também uma horta comunitária; na zona norte, o Viveiro Flamboyant, no bairro Jaçanã; e o mais recente, o Casa Verde, no Jardim São Bento, que inaugurou em junho. Este, inclusive, nasceu pela pressão popular. Animador, não?

A cada primeiro e terceiro domingo, todos os meses, quem se interessar pode se informar pelo Facebook sobre onde acontecerá o plantio das sementes nativas,  que são cultivadas nos viveiros até que possam ser replantadas pela cidade. O objetivo dessa atividade é reduzir a concentração de CO2 na atmosfera e minimizar as mudanças climáticas, além de promover uma alimentação de qualidade e autonomia alimentar.  

Cada um de nós pode aprender muito com as atividades dessa rede de voluntários, conectados e motivados pela melhoria da própria realidade, enquanto moradores de São Paulo. Recuperando os espaços urbanos que antes estavam deteriorados, compartilham conhecimento ambiental por onde passam e deixam um legado de beleza pelo caminho, “povoando” a cidade com árvores nativas brasileiras.

É a hora de multiplicarmos as boas práticas, como fazem os voluntários do Coletivo Pedra 90. Seja dentro de nossas casas ou nas praças pelo Brasil afora. Vamos juntxs tornar as cidades mais verdes também! 

Acompanhe a página do Coletivo Pedra 90 aqui!!

Um beijo e até a próxima Quarta Gloriosa.

 

 

 

 

 

 

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux