Vozes da Juventude

No último mês, a ONU (Organizações das Nações Unidas) lançou o movimento #MeuPlanetaMeusDireitos para ouvir jovens de todo o mundo e construir com eles uma Declaração Global para o Direito das Crianças a um Meio Ambiente Saudável. Os jovens são o futuro da nação, e a iniciativa coloca os jovens no centro do debate sobre sustentabilidade e resguarda a eles o direito e a missão por um futuro mais consciente e saudável.

Ao longo de dois anos, a ONU irá ouvir jovens de todo o mundo por meio de uma plataforma online. Serão consultados meninos e meninas a nível local, regional e global sobre suas maiores insatisfações, preocupações e possíveis soluções para os problemas do planeta, principalmente ambientais. Além disso, diversos encontros internacionais com especialistas serão realizados até 2021. O primeiro foi em Bogotá, capital da Colômbia, onde a iniciativa foi lançada.

As crianças e jovens são uma das principais parcelas da sociedade a sofrerem com a falta de ordenamento urbano, saneamento básico e a desordem climática. Segundo a ONU, “mais de 1,5 milhão de meninos e meninas com menos de cinco anos morrem por causa de problemas ambientais evitáveis”. A Organização considera principalmente a poluição do ar, produtos químicos tóxicos, alimentos contaminados e água insalubre, todos fatores residenciais. Entre os externos estão os depósitos de lixo a céu aberto, condutores de doenças, a escassez de espaços verdes em meio às cidades e a poluição atmosférica. Ainda apontam o agravante da mudança climática crescente, resultado direto do desmatamento de florestas e demais recursos naturais a nível global.  

Crianças e jovens ouvidas

No encontro em Bogotá, estiveram presentes representantes de toda a América Latina. Ainda este ano, a comitiva ainda irá à Àsia e em 2020 à Europa e América do Norte. A expectativa é fundamentar tomadores de decisão e atividades em todas as regiões, sendo a consulta online um parâmetro geral e posterior.

Estão à frente a ONU para Direitos Humanos e Meio Ambiente em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (Unesco), o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), além da Child Rights Connect, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Ministério para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento da Alemanha, Global Child Forum, Fundação Heinrich Boll, Projeto Dryad, Terre des Hommes, entre outros.

Para responder ao questionário, acesse o portal Vozes da Juventude em inglês ou espanhol. O Vozes da Juventude é uma comunidade global de educação de jovens sobre meio ambiente, direitos humanos e desenvolvimento, e também uma plataforma onde podem expressar suas opiniões. O portal promove uma troca de informação ao produzir conteúdo, e desenvolver espaços onde jovens de todo o mundo podem também compartilhar seus conhecimentos.

Todas as participações, regionais e online, serão recolhidas e consideradas para a escrita final da Declaração Global para o Direito das Crianças a um Meio Ambiente Saudável, entregue futuramente pela ONU às principais lideranças mundiais.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux