World Cleanup Day (Limpa Brasil)

cleanup day

No próximo sábado, dia 15 de setembro, 150 países se unirão em uma ação global para limpeza do planeta. O World CleanUp Day – Let’s do it surgiu em 2008 na Estônia. Esse ano, as ações começam na Nova Zelândia e terminam 36 horas depois no Havai, devido ao fuso horário. A proposta é que pessoas, instituições e organizações, de forma voluntária, se unam em mutirões em espaços públicos simultaneamente. Para isso, o movimento se divide em lideranças nacionais que organizam o funcionamento das ações. No Brasil, o Instituto Limpa Brasil é o responsável.

O Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização para o problema do descarte irregular do lixo urbano. Junto ao movimento Let’s do it, já organização ações de limpeza em 22 cidades com a participação de mais de 180 mil voluntários e coleta de 3,2 toneladas de resíduos. Números que aumentarão com o próximo Dia Mundial da Limpeza no próximo sábado.

Como participar do World CleanUp Day

Qualquer pessoa pode participar das ações do Cleanup Day, assim como pode também criar suas próprias ações! Para isso, o Limpa Brasil desenvolveu um aplicativo de celular para identificar pontos de lixo, programar ações de coleta e também direcionar pontos corretos de descartes. Com essa organização centralizada através do aplicativo, fica garantido que todos os resíduos coletados sejam enviados para cooperativas de catadores, gerando assim trabalho e renda para centenas de famílias que vivem da reciclagem.

Para não ficar perdido sobre as ações que ocorrerão em sua cidade, você pode acessar aqui a lista com nome e telefone dos coordenadores locais por todo o Brasil. Já o aplicativo é uma parte dessa iniciativa e que facilita todo o processo! Caso seu celular opere com sistema Android, você pode baixar pela Play Store clicando aqui. Se o sistema for iOS, baixe na App Store clicando aqui.

A ideia é que você baixe o aplicativo e comece o mapeamento das áreas com lixo pela sua cidade antes do dia 15! Ande pelo seu bairro, preste atenção no trajeto que faz para o trabalho e escola, e ao encontrar áreas com acúmulo de resíduos, você pode acessar o aplicativo do movimento e cadastrar esse ponto de lixo. A cada ponto cadastrado, é necessário especificar a quantidade e o tipo de lixo que se encontra no local. A partir disso, você mesmo pode organizar um mutirão nesses locais. No próprio aplicativo você cadastra o evento e convida as pessoas para participar do seu time. Divulgue bem e compartilhe com todos os seus amigos para fazer a sua coleta bombar, registrando tudo com a hashtag #worldcleanupday. Confira abaixo o passo a passo:

O Dia 15 será um dia simbólico para a limpeza do planeta, mas aproveite para se envolver, se divertir mapeando e participando das coletas, convidando seus amigos, e faça desse ato do próximo sábado um costume. Quem sabe a partir dessa primeira experiência você não participa de outros mutirões e ações em prol do meio ambiente?

Por mais que muitas de nossas cidades não tenham uma política de limpeza eficiente, saiba que você pode começar a transformar essa realidade. Então participe e até sábado!

 

 

LANCHEIRA TÉRMICA FLORAL AMARELA - REDE ASTA

LANCHEIRA TÉRMICA FLORAL AMARELA – REDE ASTA

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux